Para o início dos serviços, representantes da DOP e do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) estiveram na cidade realizando a entrega de armamentos, coletes, algemas e viatura.
Segundo o assessor da Diretoria de Operações, Leoney Martins, também foi realizada reunião com as equipes para alinhamento final dos procedimentos, além do trabalho de reconhecimento prévio das unidades hospitalares da cidade.
As atividades de guarda externa e escoltas estão sendo assumidas gradativamente pela Polícia Penal em Mato Grosso do Sul, em substituição à Polícia Militar, já estando efetivados também nos municípios de Bataguassu, Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas. Em Campo Grande, já são realizados os serviços de escolta e custódia hospitalar de todas as unidades, além da guarda externa no Complexo da Gameleira.
Portarias da Agepen, autorizando os novos serviços em Ponta Porã, foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (15.12), com data retroativa ao início das atividades.