Brasil melhora produtividade cafeeira e volume chega a 50,92 milhões de sacas de café beneficiado
Por Midia NAS em 16/12/2022 às 09:18:23
O aumento da produtividade nas lavouras cafeeiras garante ao Brasil uma produção de 50,92 milhões de sacas de café beneficiado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no 4º Levantamento da safra de Café de 2022 que este ano é de bienalidade positiva quando as lavouras de café normalmente aumentam a produção. Apesar dos bons números da safra atual, o volume produzido é menor do que o de 2020, também de bienalidade positiva, como explica o gerente de acompanhamento de safras da Conab, Rafael Fogaça. Em Minas Gerais, principal estado produtor de café, o volume é de 21,9 milhões de sacas do produto beneficiado, uma queda de 0,8% em relação à safra 2020/2021. De acordo com o superintendente substituto de informações da agropecuária da Conab, Rodrigo Souza, a pesquisa realizada para calcular esses números de safra utiliza também os dados fornecidos pelos monitoramentos agrícola e agrometeorológico, além dos trabalhos de campo.
No mercado internacional o Brasil exportou cerca de 36,4 milhões de sacas de café no acumulado de janeiro a novembro de 2022, esse volume representa uma redução de 5,3% na comparação com igual período do ano passado.
Apesar do bom desempenho, as chuvas nas regiões produtoras e a preocupação com a demanda global provocaram a queda nas cotações nos dois últimos meses. Todas as informações sobre o 4º Levantamento da Safra Brasileira de Café podem ser acessadas no site da Companhia em www.conab.gov.br.
Vereadores de Campo Grande aprovaram um projeto importante nesta semana, abrindo possibilidade de parlamentares deixarem a função para assumirem diversos cargos na Prefeitura de Campo Grande ou até no Governo do Estado.
Vereadores de Campo Grande aprovaram um projeto importante nesta semana, abrindo possibilidade de parlamentares deixarem a função para assumirem diversos cargos na Prefeitura de Campo Grande ou até no Governo do Estado.
A Prefeitura de Dourados e o DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul) assinaram nesta sexta-feira (22), um Termo de Parceria, que tem como objetivo a melhoria do sistema de abastecimento de água nas terras indígenas das aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, que são assistidas pelo DSEI-MS e situadas no município.