Às 17h30, a programação temática do canal segue com O Show da Luna Especial de Natal. A série infantil acompanha as aventuras de uma esperta garota de 6 anos que ama ciências e acredita que a Terra é um enorme laboratório em que ela pode descobrir curiosidades e aprender com as atividades que faz na rotina.
No início da noite, a emoção aumenta na TV Brasil com a tradicional Missa do Galo, às 18h. Comandada pelo arcebispo dom Orani Tempesta, a celebração será transmitida ao vivo, direto da Catedral Metropolitana de São Sebastião, na cidade do Rio de Janeiro.
Espetáculo A Caixa Mágica de Natal, gravado pela TV Encontro das Águas - Divulgação/Governo do Estado do AmazonasEm seguida, às 21h, o destaque é o premiado espetáculo A Caixa Mágica do Natal, gravado este mês pela emissora parceira TV Encontro das Águas. Embalado por uma trilha sonora com clássicos da data e referências pop, a montagem faz uma viagem lúdica pelo universo natalino ao contar a história de uma criança que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal.
Na sequência, a emissora pública leva ao ar o animado show do grupo niteroiense Bloody Mary, às 22h30. Os artistas prepararam uma seleção especial de músicas para a data, com repertório que inclui Jingle Bells, Jingle Bells Rock, Halleluya, X-Mas (John Lennon) e Silent Night, todas com uma pegada pop rock. A apresentação faz parte do tradicional festejo natalino de Niterói, no Rio de Janeiro, o Natal na Rua, e foi gravada em frente à fachada do Teatro Municipal da cidade.
Para fechar a série de atrações temáticas da véspera de Natal na TV Brasil, às 23h, o icônico espetáculo O Quebra-Nozes traz a Companhia Brasileira de Ballet em uma combinação de dança e dramaturgia. Considerado um dos musicais mais encenados no mundo, o balé é fruto do encontro do célebre conto de Alexandre Dumas com a música de Tchaikovsky.
O tradicional balé O Quebra-Nozes - Divulgação/TV BrasilNo domingo de Natal, o programa Canto e Sabor do Brasil exibe, às 11h, uma edição especial com dois grandes nomes da música brasileira, Fagner e Renato Teixeira. Durante o episódio, que tem duas horas de duração, os artistas se juntam para tocar música boa, contar causos e desfrutar de um delicioso almoço natalino preparado pelo apresentador Paulinho Del Ribeiro no velho fogão a lenha.
A partir das 14h, o público vai conferir a maratona de sucessos do cinema estrelados por Roberto Carlos. O longa Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa (1970) é a primeira atração da série de produções da sétima arte protagonizadas pelo Rei. Depois, vão ao ar, às 16h, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, de 1968, e Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora, de 1971, que fecha a trilogia às 18h.
No Festival de Cinema, às 22h30, o filme A Bela e a Fera conta a trama de um uma família falida que se muda para o campo e Bela, a filha mais jovem, parece ser a única entusiasmada com a vida rural. Certo dia, o pai arranca uma rosa do jardim de um palácio encantado e acaba condenado à morte pelo dono do castelo, um monstro. Para salvar a vida do pai, Bela vai viver com o estranho ser. Lá ela encontra uma vida cheia de luxo, magia e tristeza e, aos poucos, descobre mais sobre o passado da fera, que se sente cada vez mais atraída pela jovem moça.
Encerra a programação temática na TV Brasil o espetáculo inédito Candlelight, apresentado no programa Partituras, à 00h30. Iluminado por milhares de velas, o Quar teto de Cordas Ornamentus executa um repertório natalino com clássicos que vão do Jingle Bells em versão rock’n’roll até Hallelujah, de Leonard Cohen. Realizados em mais de 100 cidades ao redor do mundo, os concertos Candlelight são conhecidos por democratizar o acesso à música clássica.
Para celebrar o Natal, as rádios MEC e Nacional prepararam programas temáticos com seleções especiais de músicas. Ao longo de todo o fim de semana, os ouvintes podem entrar no clima natalino já pela manhã.
No Spotify, a MEC veicula uma playlist especial de Natal, com clássicos da data. Nas ondas da rádio, as atrações da emissora levam ao ar obras musicais para embalar a trilha sonora dos festejos desde as 6h de sábado, com o programa Áurea Música. Depois, seguem as edições temáticas dos programas Manhã MEC FM (7h), Oratórios de Natal (13h), Caderno de Música (14h30), Concertos Osesp (15h), Plateia (17h), Roda de Choro (18h), Especiais Rádio MEC - O Messias (19h), Especiais Rádio MEC - Seleções de músicas natalinas de álbuns lançados com a temática do Natal (21h), Claquete (22h) e Alma Blues (23h).
A partir da meia-noite de domingo, a MEC exibe os programas especiais em homenagem à efeméride: Jazz Livre! (0h), Oratório de Natal de Bach (1h), Caderno de Música (4h), Áurea Música (6h), Som Infinito (7h), Especial de Natal O Quebra-Nozes (8h), Oratórios de Natal (13h), Caderno de Música - Pastorais de Handel, Gottfried Finger e André Jolivet (14h30), Ópera Completa - The House without a Christmas Tree de Ricky Ian Gordon (15h), Claquete (18h), Música e Músicos do Brasil (19h) e Bossamoderna (22h).
Já a Rádio Nacional transmite no sábado, às 14h, uma edição especial de fim de ano do programa Hora do Ouvinte, com as músicas mais pedidas pelo público ao longo de 2022. No domingo, a celebração tem início às 5h, com o Canto e Sabor do Brasil de Natal, que conta com a participação dos músicos Fagner e Renato Teixeira. À tarde, às 12h, vai ao ar uma seleção temática de músicas natalinas para todas as idades.
Sessão Família Sandman e a Busca pelo Sonho Perdido - sábado, dia 24/12, às 16h, na TV Brasil
Serviço Rádio MEC
Programação especial natalina - ao longo de sábado, dia 24/12, e domingo, dia 25/12, na Rádio MEC
Serviço Rádio Nacional
Hora do Ouvinte - sábado, dia 24/12, às 14h, na Rádio Nacional
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Saiba como sintonizar a TV Brasil
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Como sintonizar a Rádio MEC
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Celular - App Rádios EBC para Android e iOS