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INSS voltará a exigir obrigatoriedade da prova de vida a partir de janeiro

Por Midia NAS em 25/12/2022 às 09:20:23

Suspensão da exigência da prova de vida se encerra no próximo dia 31 de dezembro

A obrigatoriedade da prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para os aposentados e pensionistas está suspensa somente até o dia 31 de dezembro de 2022. Dessa forma, já com a virada do ano a prestação da fé voltará a ser exigida para que os segurados não tenham o benefício suspenso.

Até o final do ano, a prestação da fé segue sendo opcional e, caso o segurado tenha interesse em fazer, será possível realizar a prova de vida através do aplicativo Meu INSS, terminais de autoatendimento dos bancos que recebem o benefício.

Conforme dados divulgados pelo governo, cerca de 36 milhões de pessoas foram diretamente impactadas com a decisão de suspensão da obrigatoriedade do exame de fé. Desse total, mais de 5 milhões de segurados têm mais de 80 anos.

Prova de vida a partir de janeiro

A partir de 2023, o INSS fará um cruzamento de informações para confirmar que o titular do benefício realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais.

Poderão ser utilizados como prova de vida registros de vacinação, consultas no Sistema Único de Saúde (SUS), comprovantes de votação nas eleições, emissão de passaportes, carteiras de identidade ou de motorista, entre outros. 

Sendo assim, a partir de janeiro a prova de vida volta a ser obrigatória para o recebimento do benefício, porém, cabendo ao INSS realizar o exame da fé para o segurado através do cruzamento de dados.

Servirá como prova todas as seguintes situações:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  • Atendimento: presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
  • Atendimento em perícia médica, por telemedicina ou presencial;
  • Atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
  • Registros de vacinação;
  • Consultas no SUS (Sistema Único de Saúde);
  • Comprovante de votação nas eleições;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Emissão ou renovação de passaporte;
  • Emissão ou renovação de carteira de identidade;
  • Emissão ou renovação de carteira de motorista;
  • Emissão ou renovação de certificado de alistamento militar;
  • Outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
  • Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico.

IMPORTANTE! Caso o INSS não consiga encontrar nenhuma movimentação do segurado, o mesmo deverá ser convocado para poder realizar a prestação da fé por atendimento eletrônico com uso da biometria ou de outra forma distinta da presencial.

Por que ocorreu essa mudança?

O objetivo da automatização da prova de fé está em simplificar e facilitar a vida dos segurados para poderem continuar recebendo o benefício mensal sem qualquer inconveniente.

A prova de vida era um assunto muito polêmico, que causava certos transtornos para os segurados que muitas vezes, mesmo incapazes de se locomover, precisam se dirigir ao banco para realizar o exame.

Como saber se a prova de vida INSS está em dia?

Apesar da automatização dos processos da prova de vida, muitos segurados se questionam sobre como saber se a prestação da fé está em dia. No entanto, é possível consultar a situação do benefício através do portal Meu INSS. Confira:

Consulta pelo Meu INSS

  • Baixe o aplicativo Meu INSS no seu celular, disponível na loja de aplicativos, ou acesse ao site Meu INSS;
  • Acesse a plataforma com seu CPF e senha cadastrado no Gov.br;
  • Ao acessar pesquise por “Prova de Vida”;
  • O sistema informará os dados a respeito do benefício recebido e será possível verificar se está tudo em dia.

Em caso de dúvidas, o segurado pode entrar em contato com o INSS pela central de atendimento 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Fonte: Jornal Contabil

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