Acadêmicos de Administração desenvolvem jogo para ajudar no descarte de resíduos sólidos
As metodologias ativas fazem parte do Centro Universitário Unigran Capital do início ao fim da graduação e no curso de Administração, os alunos utilizam-se destas metodologias para projetos inovadores. Ao longo do segundo semestre de 2022, os acadêmicos do 4º semestre do curso desenvolveram o jogo "Descarte Misterioso".
A proposta nasceu de um questionamento simples acerca dos descartes de medicamentos que frequentemente temos vencidos em nossas residências e se tornou um Projeto de Extensão do curso de Administração. Ao longo do projeto, é ressaltado o ensino sobre descarte de resíduos sólidos quanto aos seus potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente com base na normatização da ABNT NBR 10.004/2004.
O jogo foi desenvolvido em plataforma de criação de jogos onlines, com um sistema de jogabilidade semelhante a um tabuleiro digital. Com perguntas e respostas o jogador evolui e acumula pontos conforme responde aos desafios sobre os diferentes tipos de descartes de produtos que estão em nossas casas.
Orientado pelo coordenador e professor, Dr. Fabiano Dotto, na disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental, o objetivo do jogo é desafiar os acadêmicos em um semestre para conduzir um projeto real. Baseado em técnicas já ensinadas de gestão eles executam um projeto de atendimento à comunidade em caráter de extensão.
Garantir uma formação que gere impactos positivos na sociedade, esse é o objetivo do melhor curso de Administração de Campo Grande, afirma o coordenador. “A proposta de gamificação sobre descarte de sólidos realizada pelos acadêmicos revela que existe muito a nosso alcance, que pode ser feito, mas pouco divulgado ou mal divulgado. O acadêmico em contato com a comunidade atuando em projetos sociais amplia sua percepção sobre seu papel enquanto futuro profissional da Administração.” finaliza Dr. Fabiano Dotto.
Até o presente momento o jogo em sua versão inicial já foi jogado por mais de 2.200 pessoas em diversos estados além do Mato Grosso do Sul, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal.
O projeto tem quatro líderes em sua condução, num grupo formado pelos acadêmicos José Adriano Jordão, Gustavo Mantovani Feltran, Lizane Rodrigues das Neves e Evellyn Mayara Torres da Silva, que relatam preocupação em compreender a geração e seus hábitos. “Com os jovens de hoje é interessante que haja o incentivo do aprendizado a partir da diversão como em games nas plataformas digitais. O jogo tem por sua função mostrar às pessoas o quão importante são as decisões que tomamos no mundo em que vivemos hoje, para um futuro melhor”, afirma José Adriano.
Para conhecer o jogo e prestigiar o projeto, basta acessar o link, acompanhar o guia de instruções, personagens e se divertir com muito conhecimento.