O Corinthians foi o time que teve o maior aumento no período. De janeiro pra cá, o clube cresceu 16,4%, chegando a marca de 31,7 milhões. Para efeito de comparação, o Alvinegro teve um saldo positivo de 9% em 2021. Logo em seguida, o São Paulo vem com pouco menos de 20 milhões. Com altos e baixos na temporada, a equipe do Morumbi viveu o melhor momento nas plataformas no período da classificação para a final da sul-americana.
Atual campeão brasileiro, o Palmeiras cresceu mais de 13% no ano. Na reta final da campanha do título, o Alviverde ganhou 80 mil seguidores no Instagram, número 70% superior do que a média habitual. Com dados mais tímidos, o Santos venceu a barreira dos 10 milhões. A equipe de Vila Belmiro, que foi um dos primeiros clubes brasileiros a investir em uma TV própria, ganhou pouco mais de 880 mil apoiadores.
"De uns anos pra cá, os canais oficiais das agremiações passaram a ser via redes sociais. As plataformas contam com um poder midiático impressionante, são ferramentas muito potentes, podendo construir e destruir em reputações de forma muito rápida. Além disso, passou a ser uma nova oportunidade para comercialização de espaços publicitários, com propriedades comerciais exclusivas para os meios digitais", explica Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e fundador da Heatmap.
Apesar de não ser uma novidade, o surgimento de novas redes sempre modifica a fomentação por novos seguidores. Depois de se popularizar em 2020, o TikTok aumentou ainda mais as cifras dos clubes brasileiros. Com algoritmos diferentes, o aplicativo se destaca pela velocidade da viralização e facilidade de crescimento das páginas.
Mesmo não estando entre os mais seguidos, o caso do Botafogo de Ribeirão Preto explica bem a rapidez destes números. Após criar a conta na plataforma chinesa, o Pantera chegou a marca de 180 mil seguidores com conteúdos especiais na reta da Série C. No compilado do ano, houve um aumento de mais de 60% nos números do time de Ribeirão.
"Cada rede tem uma particularidade. No TikTok, por exemplo, são vídeos mais curtos, com edições interativas, em que podemos focar as postagens para o entretenimento. De maneira geral, esse crescimento foi impulsionado pela boa fase dentro de campo e pelo trabalho direcionado a esses canais, que nos trouxe um espectadores diferentes e, inclusive, um aumento considerável de público feminino. Mas, vejo ainda mais potencial pela frente, já que o Botafogo tem uma das torcidas mais numerosas do interior paulista e que estamos buscando atingir cada vez mais torcedores e novos simpatizantes do clube", afirmou Laura Louzada, gerente de marketing da Botafogo SA.
CORINTHIANS
01/2022: 27.231.638
12/2022: 31.704.725
4.473.087 - aumento de 16,4%
SÃO PAULO
01/2022: 17.734.251
12/2022: 19.313.385
1.579.134 - aumento de 8,9%
PALMEIRAS
01/2022: 14.716.370
12/2022: 16.732.358
2.015.988 - aumento de 13,6%
SANTOS
01/2022: 9.864.369
12/2022: 10.744.989
880.620 - aumento de 8,92%
SOMADOS
01/2022: Total: 69.546.628
12/2022: Total: 78.495.457