Corumbá (MS)- Encerrando o quarto ano de mandato parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado Evander Vendramini destacou seu trabalho em prol da região pantaneira e ressaltou importantes conquistas obtidas por meio do retorno da representatividade política de Corumbá na ALEMS.
“Eu tenho a consciência cia tranquila de ter feito o melhor, quando fui eleito em 2018, Corumbá estava há vários anos sem representação estadual e minha responsabilidade era dar visibilidade para Corumbá e trazer recursos, obras de infraestrutura, ajuda a entidades e ao poder público municipal, e meu mandato foi um dos melhores e mais atuantes dentro da Assembleia legislativa representando não só corumbá e Ladário como toda região pantaneira.
Entre as principais conquistas elencadas pelo parlamentar nos últimos quatro anos, está a realização de um antigo sonho de moradores das regiões de Porto Esperança, Forte Coimbra e Albuquerque, que por meio da articulação política e parceria do governo do estado, passam a contam com acessibilidade por meio de estradas.
Comunidades centenárias que até então estavam fadadas ao isolamento e a dificuldade de desenvolvimento, justamente pela dificuldade de acesso, hoje podem sonhar com um horizonte promissor.
“Nós conseguimos através do mandato parlamentar, três estradas de acesso a distritos da região que esperavam a praticamente há 250 anos por um acesso, como Albuquerque, Forte Coimbra e mais de 110 anos em Porto Esperança e que hoje estão se tornando uma realidade.
Uma questão que passou vários anos sem que ninguém se atentasse para isso, e foi uma conquista do nosso mandato, assim como o Ilumina Pantanal, que levou dignidade para a população que vive no Pantanal em uma grande realização do Governo do Estado em parceria com a Energisa e a nossa participação dentro das comissões da Assembleia Legislativa”, pontuou Evander.
Evander enfatizou que a ausência de representatividade política da região criou um vazio extremo de pessoas que realmente lutassem pelos direitos da população, inclusive de serviços básicos, que até então eram negligenciados à população como o acesso a água tratada.
“Água tratada para as comunidades tradicionais do nosso município também foi uma luta que desempenhei e junto com o Governo do Estado e a Sanesul, hoje, Porto Esperança e Albuquerque contam com água de excelente qualidade para sua população” destacou.
Hoje em dia não tem como falar de políticas públicas sem inserir neste contexto as entidades não governamentais que atuam, justamente em áreas que chegam onde há a ausência do poder público.
O Deputado Evander Vendramini, enfatizou seu trabalho, não apenas de reconhecimento, como de auxílio à estas entidades com o envio de emendas parlamentares que contribuíram para estruturação dessas entidades.
“Ajuda às entidades como Cripam / APAE / Asilo São José / S.S.C.H / IMNEGRA / Casa do Garoto, e tantas outras entidades do nosso estado que prestam um sérvio de excelência ao povo sul-mato-grossense foram contempladas com mais de R$ 6 milhões em recursos que contribuíram, hora, para manutenção, aquisição de material permanente, como também para estruturação desse atendimento prestado para a comunidade”, disse.
A educação também recebeu atenção especial no mandato parlamentar de Evander. Em um trabalho de articulação política, e parceria com a bancada federal e governo do estado, Corumbá e Ladário foram contemplados com a aquisição de novos ônibus escolares, além de aquisição de materiais de tecnologia e climatização para escolas estaduais da região.
“Por anos a região recebia sempre o mínimo desses recursos, mas encampamos um trabalho forte junto com a bancada federal e o governo do estado para trazer para Corumbá e Ladário recursos que realmente fizesse jus à importância da região. Neste trabalho conquistamos novos ônibus escolares para atendimento em especial dos estudantes da área rural e fizemos um grande trabalho para levar às nossas escolas o projeto da Sala Digital, com a aquisição de equipamentos de informática que vão contribuir para um ensino de melhor qualidade.
A climatização de salas de aulas e a reforma da estruturação de escolas foi uma grande conquista para região, considerada uma das mais quentes do estado”, afirmou.
Em tempos que se observa o crescimento da violência contra a mulher, o parlamentar destacou também seu trabalho para instalação de mecanismos que contribuem para o combate da violência doméstica e o acolhimento de vítimas no âmbito criminal, com a instalação da Sala Lilás.
“A Sala Lilás é um instrumento muito importante de acolhimento às vítimas de violência doméstica. Hoje a região pantaneira conta com a Sala Lilás, um instrumento de atendimento às mulheres e criança vítimas desse crime tão covarde e que confere à elas, um atendimento diferenciado, especializado e que certamente dá maior segurança e credibilidade ao trabalho dos órgãos policiais e judiciário da nossa região para estes atendimentos”, ressaltou o parlamentar.
Profissional de Direito, Evander Vendramini atuou de forma contundente na criação de importantes leis que contribuíram para modernização da legislação estadual e correção de injustiças sociais, além de implementar projetos que beneficiaram a população sul-mato-grossense.
“Entre tantos trabalhos criados ao longo desses quatro anos, destaco a lei que proíbe a celebração de contratos de empréstimos com aposentados por meio de telefone, a proibição da prática de fidelização contratual de serviços em contratos de serviços prestados em Mato Grosso do Sul, a obrigatoriedade de planos de saúde, reconhecerem como dependentes legítimos, a criança que esteja sob a guarda do titular do plano. Também é de minha autoria, a lei que autoriza grávidas a remarcarem teste físico em concursos públicos do estado, como a que obriga, bancos e instituições financeiras a manterem dentro das unidades físicas, um interprete de libras para atendimento de clientes com necessidades especiais para comunicação. Essa são algumas de tantas leis que trabalhamos e conseguimos a aprovação em nosso mandato”, afirmou.
Evander encerra sua participação parlamentar na ALEMS, destacando que cumpriu a missão para que se propôs.
“Chego ao final do mandato com a consciência tranquila de ter feito tudo o que foi possível diante de um mandato, e com a certeza do dever cumprido de ter feito o melhor mandato que um deputado poderia fazer pela Região Pantaneira”.
O parlamentar ainda destacou a necessidade de dar continuidade ao trabalho em prol da região.
“O futuro a Deus pertence! Vamos continuar ativos, sabendo que alguns setores precisam de renovação, assim como Corumbá precisa de uma renovação na política, gestão com honestidade, que é uma coisa que falta muito hoje em diversos setores. E que o povo tenha consciência de cada vez mais, escolher melhor, a responsabilidade de quem será nossos representantes é da nossa população, os eleitos é o resumo daquilo que é nossa sociedade então que em 2024 que cada eleitor tenha oportunidade através dos nomes que se apresentarem de poder escolher e vamos estar sempre presentes, compondo e discutindo com os grupos políticos que queiram o bem da nossa cidade do nosso povo para podermos poder fazer o melhor por Corumbá e Ladário sempre”, concluiu.