Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Santa Casa

Falta de ambulância impede transferência de idoso infartado em UPA para a Santa Casa


Um homem de 64 anos aguarda desde a Ășltima segunda-feira (27) a transferĂȘncia da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Nova Bahia para a Santa Casa, após ter sofrido um infarto. De acordo com o filho, Welbher Ajala, não hĂĄ ambulâncias disponĂ­veis para fazer o transporte.

"Liguei para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia) e eles falaram que não tĂȘm previsão pois as ambulâncias estão retidas por conta das macas nos hospitais", relatou.

Ainda conforme o filho, a famĂ­lia foi avisada no final da tarde de ontem sobre a disponibilidade da vaga zero, ou seja, considerada como prioridade na Santa Casa e, desde lĂĄ, aguarda a transferĂȘncia do pai. Welbher Ajala diz que fez uma reclamação na ouvidoria da Sesau (Secretaria Municipal de SaĂșde).

Em resposta, o órgão informou que tem registrado o problema de macas retidas hĂĄ algumas semanas e que, na manhã desta terça-feira, havia cinco macas presas na Santa Casa e duas no HU ( UniversitĂĄrio).

"O eventual tempo maior de espera para transferĂȘncia dos pacientes se dĂĄ por conta dessa situação que inviabiliza o funcionamento da viatura associada ao grande volume da demanda para outros atendimentos, como acidentes de trânsito e emergĂȘncias clĂ­nicas", relatou a Sesau.

Problema Antigo


A situação de macas e ambuâncias retidas em hospitais de é registrada desde o mĂȘs passado. No dia 30 de agosto, o Midiamax noticiou que a Santa Casa estava com sete veĂ­culos "presos" no pĂĄtio, o que prejudicava o atendimento à população.

Em nota, a Santa Casa informou que a quantidade de pacientes que chegam ao Pronto-socorro regulados pela Sesau é maior que a capacidade fĂ­sica do hospital. A unidade explica ainda que mesmo informando sobre superlotação aos órgãos de regulação responsĂĄveis, os pacientes continuam chegando. O hospital ressalta que, sem leitos disponĂ­veis suficientes para atender a demanda, precisam aguardar atendimento na maca. Questionada sobre as macas, disse que o problema não é retenção do equipamento, e sim a quantidade de pacientes em atendimento no setor ao mesmo tempo.

Saúde Bahia Campo Grande Hospital Idoso Leitos Mato Grosso Do Sul Prefeitura De Campo Grande Previsão Santa Casa De Campo Grande Sesau UPA Veículos

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!