Desde o anúncio de sua morte, confirmada pelo Vasco da Gama, inúmeros clubes, ex-jogadores e personalidades manifestaram condolências e homenagearam o jogador, considerado o maior artilheiro da história do Vasco.
Carlos Roberto Gama de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954 em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em uma “família humilde”, como descreveu em sua biografia como deputado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Sua ligação com o Vasco da Gama começou logo cedo, aos 14 anos, na base do clube, ainda com o apelido de Calu.
Segundo sua biografia no Museu do Futebol, referência do futebol brasileiro, sua estreia como profissional ocorreu em novembro de 1971, em uma derrota do cruzmaltino para o Bahia.
Logo em seu terceiro jogo, contra o Internacional, marcou seu primeiro gol pelo time e foi destacado no dia seguinte pelo Jornal dos Sports, que em manchete anunciou: “Garoto-Dinamite explodiu”. Surgiu, assim, o apelido com o qual gravaria seu nome na história do Vasco e do futebol brasileiro.
Foi em 1974, porém, que Dinamite consagrou-se como um ícone do futebol brasileiro, ao conduzir o Vasco à conquista de seu primeiro título do Campeonato Brasileiro, sendo artilheiro da competição com 16 gols.
Em 1980, Dinamite se transferiu para o Barcelona, clube no qual pouco ficou, retornando ao Vasco meses depois.
No fim de sua carreira, jogou o Campeonato Brasileiro de 1989 pela Portuguesa de Desportos e o Campeonato Carioca de 1991 pelo Campo Grande A.C.
Em 1993 se aposentou dos gramados e investiu na carreira política, elegendo-se vereador em 1992 e depois deputado estadual em 1994 pelo PMDB. Ao todo teve cinco mandatos na Alerj.
*Com informações de Daniel Fernandes, da CNN
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula lamenta morte de Roberto Dinamite: “Foi um gigante” no site CNN Brasil.