O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) é a sigla com maior número de vereadores que ocupam cargos de presidente ou vice-presidente nas Câmaras Municipais de Mato Grosso do Sul.
Levantamento realizado pelo Jornal Midiamax mostra que o partido possui, sozinho, mais de 30% dos presidentes e vice-presidentes do Estado. Logo depois, aprecem o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e o PSD (Partido Social Democrático).
A reportagem levantou os dados em 72 casas legislativas dos 79 municÃpios de Mato Grosso do Sul.
As Câmaras Municipais de Japorã, Santa Rita do Pardo, Inocência, Deodápolis, JutÃ, Caracol, Corguinho e Novo Horizonte de Sul ainda não disponibilizaram as mesas diretoras do biênio 2023-2024 em seus sites e não responderam à reportagem.
De acordo com o levantamento, 155 vereadores ocupam cargos de presidente ou vice-presidente em MS. Assim, um total de 47 são do PSDB, equivalendo a 30,3% dos vereadores.
Em segundo lugar está o MDB, com 19 vereadores que atuarão como presidente ou vice-presidente ao longo do biênio que se inicia em 2023. O número representa 12,3% do total de vereadores levantados.
O PSD, DEM (Democratas) e PP (Partido Progressistas) fecham a lista das siglas com mais de 10 vereadores ocupando os cargos de presidente e vice-presidente nas Câmaras Municipais.
Confira no gráfico abaixo:
O PSC (Partido Social Cristão), Progressistas, PSL (Partido Social Liberal), Patriota e Avante possuem dois ou menos parlamentares ocupando tais cargos.
O número de parlamentares mulheres que ocupam cargos de presidente ou vice-presidente nas Câmaras Municipais é minoria em Mato Grosso do Sul.
Conforme o levantamento, nos 72 municÃpios pesquisados, apenas 20 mulheres ocupam esses cargos, equivalente a 12,9% do total. Assim, o número de parlamentares homens é 135, um percentual de 87,1%.
Segundo dados do 'Panorama do Legislativo Municipal', disponibilizado pelo Senado, o número acompanha o quantitativo de mulheres eleitas para vereadora em MS. Nesse sentido, apenas 19% do legislativo municipal é composto por mulheres em Mato Grosso do Sul.
Entretanto, esse é o maior número da série histórica, computada desde 2000.
Por fim, confira os municÃpios com parlamentares mulheres nos cargos: