De centro de criadores a associação, Acrissul completa 92 anos de fundação
Segundo o livro “Acrissul, 70 Anos de Exposições”, de Moreli Teixeira Arantes, o presidente se mostrou satisfeito com a cidade. “A prosperidade de Campo Grande revela a capacidade produtora de sua gente. Foi para mim, um motivo de satisfação e orgulho, desde que cheguei, verificar o seu esplêndido desenvolvimento e a sua expansão”, discursou.
O Sindicato atuou fortemente, com medidas importantes e a realização de um sonho: a compra, em 27de julho de 1943, de 25 hectares da Fazenda Bandeira, propriedade de Armando de Oliveira, para construir o atual Parque de Exposição.
Por não atender às Leis Sindicalistas e, segundo Moreli em seu livro, para manter a independência em relação ao governo federal, por causa do caráter intervencionista da ditadura do Estado Novo, em 27 de março de 1944, os fazendeiros transformaram o Sindicato em sociedade civil de duração ilimitada, sem reserva alguma, chamada “Associação dos Criadores do Sul de Mato Grosso”.
A 7ª Exposição Agropecuária e Feira de Amostras de Mato Grosso, em 1945, foi realizada no atual Parque de Exposições, chamado, naquela época, de Parque de Exposição Presidente Ayres Moura Júnior.
As Feiras de 46 e 47 enfrentaram alguns problemas da pecuária nacional, segundo relata Moreli em seu livro. Além disso, a NOB (Noroeste do Brasil) onerou em 40% o frete do boi gordo, com a cobrança de dois despachos pela mesma estrada, na origem e em Araçatuba (SP).
Depois das bem sucedidas Feiras de 48 e 49, a Associação, sob a presidência de Fernando Corrêa da Costa, recebeu do Ministério da Agricultura a verba necessária para a construção do Pavilhão da Indústria.
Na década de 50, com o aumento do número de animais inscritos na Feira, participação do público e diversidade de programação, foi necessária a presença de um administrador para organização. Dessa forma, Antônio Abrante iniciou suas atividades como Comissário Geral da Exposição, recebendo troféu pelo Jubileu de Prata por serviços prestados à Acrissul.
No dia 10 de agosto de 1974, durante a gestão de Eduardo Machado Metello, em Assembleia Extraordinária, foi aprovada a sigla “ACRISSUL”. Foi criado também o logotipo com a cabeça de boi, modernizada para a atual logo na década de 90.
Devido à Divisão do Estado em 1979, a Associação, já na presidência de Hélio Martins Coelho, passa a se chamar, no dia 21 de julho, “Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul”.