O Sesi Mato Grosso do Sul realiza nesta, segunda (16/01) e terça-feira (17/01), e Campo Grande, evento de formação para gestores escolares para o ano letivo de 2023. Assuntos como liderança como fator de integração e os desafios da educação no século XXI estão entre os temas debatidos na programação do “Caminhos Pedagógicos”.
Na abertura, o superintende do Sesi MS, Régis Borges, ressaltou a importância do evento na formação dos gestores no sentido de se alinharem ao projeto pedagógico da instituição.
Para o gerente de Educação do Sesi MS, Felipe Simões, além do alinhamento das ações, o evento possui um objetivo organizacional para traçar os melhores caminhos a seguir. “É justamente por isso que se chama “Caminhos Pedagógicos”. É um seminário de alinhamento da gestão educacional”, explicou.
A primeira palestra foi ministrada pelo gestor Tobias Ribeiro, que debateu a liderança de execução como fator de integração da equipe. “Administrar hoje, pressupõe resolver conflitos e alcançar resultados cada vez melhores, com menos recursos e num menor espaço de tempo. Neste contexto, o Planejamento Estratégico é fundamental para estabelecer foco, definir prioridades, otimizar as forças, minimizar as fraquezas da instituição e, de maneira especial, gerar integração”, ressaltou.
No workshop, além de explorar conceitos sobre gestão de mudança, os participantes tiveram a oportunidade de mapear o próprio perfil de interação e medir o nível de assertividade que possuem, permitindo-lhes as próprias forças e conhecer em quais habilidades poderão investir para potencializar a própria liderança, criando motivação e comprometimento dos colaboradores.