As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Revalida. Para participar da primeira etapa do exame, o participante precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e ter diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no paĂs de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da ExigĂȘncia de Legalização de Documentos PĂșblicos Estrangeiro.
O exame é composto por uma etapa teórica e outra prĂĄtica, que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes ĂĄreas da medicina: clĂnica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrĂcia, pediatria e medicina da famĂlia e comunidade (saĂșde coletiva).
A primeira etapa, teórica, é formada pela avaliação escrita, com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, composta por 100 questões de mĂșltipla escolha, e outra discursiva, composta por cinco questões.
Quem for aprovado na primeira etapa estarĂĄ apto para se submeter à avaliação prĂĄtica. O edital com o cronograma para a realização da segunda etapa ainda serĂĄ divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂsio Teixeira (Inep).