A programação para o Carnaval 2023 de Campo Grande foi lançada, oficialmente, na noite de sexta-feira (20) em um grande evento no formato de "esquenta" realizado no Armazém Cultural. O aguardado desfile das escolas de samba vai acontecer nos dias 20 e 21 de fevereiro (terça e quarta-feira), com a entrada gratuita para o público.
A Lienca-CG (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande) recebeu um aporte na ordem de R$ 440 mil para a organização do evento. O montante foi repassado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). O desfile das escolas será mais uma vez no espaço da Praça do Papa e a estrutura terá banheiros químicos, sonorização e arquibancada para o público.
“Queremos fazer uma festa linda, com segurança, onde todas as famílias poderão aproveitar esse momento de alegria. Queremos ver todos os campo-grandenses na avenida, jorrando alegria, irradiando boas vibrações e comemorando um Carnaval positivo”, apontou a secretária de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel.
Também presente no evento de lançamento, o presidente da Escola de Samba Unidos do Aero Rancho, Alberto Vieira de Mattos (Carioca), o Carnaval começa positivo. “O Carnaval fomenta nosso setor turístico, fomenta a economia com setores diretos e indiretos, além de trazer alegria e contar nossas histórias”, declarou.
O presidente da Escola de Samba O Templo, Robson Faciroli, citou que a verba para a cultura é destinada diretamente para esse fim. “Mesmo que não o use, ele não pode ser aplicado na saúde, educação ou segurança. O fomento cultural é destinado justamente para atrações como Carnaval”, explicou.
A evento de lançamento começou com o show do sambista Gideão Dias e, logo após, a nova corte do Rei Momo foi apresentada. Lineia Marçal foi coroada a Rainha; Luca Matos, a Princesa; e Leandro Moreira, o Rei Momo, que recebeu as chaves da cidade. Já a rainha ganhou da secretária-adjunta da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Viviane Luiza, o cetro para reinarem na Capital até a Quarta-feira de Cinzas.
Para Viviane, que representou o governador Eduardo Riedel, “a valorização da cultura popular é o fortalecimento da cidadania”. “O Carnaval é uma das atividades mais democráticas do País. Incentiva direta e indiretamente a geração de emprego em diversos setores da economia e da classe artística. E é com esse olhar de fortalecimento que o Governo do Estado mais uma vez é parceiro desta ação.”
De acorco com a Lienca, neste ano, oito escolas de samba irão desfilar, porém, somente sete delas irão disputar o trófeu de campeã. A atual campeã é a escola Deixa Falar. Confira abaixo o samba-enredo de cada uma delas:
– G.R.E.S Unidos do Bairro Cruzeiro
Samba-enredo: Per FuMum, A essência que me seduz
– G.R.E.S Vila Carvalho
Samba-enredo: Carvalho numa nova era, na casa do meu pai e várias moradas não estamos só
– Herdeiros do Samba (abre o carnaval, mas não concorre)
Samba-enredo: Bate, bate coração, Joaquim Murtinho 100 anos de educação
– G.R.E.S Cinderela
Samba-enredo: No rufar da bateria, me entrego à emoção. Cinderela, 30 anos de amor e paixão
– G.R.E.S Deixa Falar
Samba-enredo: CARNAVALIS
– G.R.E.S Igrejinha
Samba-enredo: Uni-Duni-Tê. A Igrejinha vem brincar com você.
– G.R.E.S Unidos do Aero Racho
Samba-enredo: Eu sou o grande Aero Rancho! Esse é o meu povo.
– G.R.E.S Catedráticos do Samba
Samba-enredo: Coxim o portal do Pantanal. Vira festa no meu carnaval