A desnutrição levou 34 crianças sul-mato-grossenses menos de 1 ano de idade para hospitais durante todo o ano de 2022, segundo apontou o projeto "Observa Infância", da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), com base nos números do SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do Ministério da Saúde.
O balanço colocou Mato Grosso do Sul como o 20º estado do País no ranking dos casos de desnutrição. A cidade de Campo Grande apareceu na 21ª colocação quanto comparado os dados de cada uma das capitais. Ao todo, foram seis casos.
De acordo com o coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, a desigualdade entre as regiões e as cidades brasileiras chama atenção. “Enquanto o Nordeste registrou 1.175 hospitalizações, o Norte realizou 328 internações. Salvador somou 159 hospitalizações e Cuiabá com apenas 1”, detalhou.
Em todo Brasil foram 2.754 casos no ano passado. “No cenário atual, embora o sistema registre uma pequena redução no número de internações de bebês menores de 1 ano por desnutrição no país de 2021 para 2022, de 2.946 para 2.754 hospitalizações, podemos considerar que a tendência se mantém, o que é preocupante”, avalia o coordenador do Observa Infância.
Brasil e regiões: hospitalizações de bebês menores de 1 ano por desnutrição em 2022: