Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Assistência Social de MS

Patrícia Cozzolino assume Assistência Social de MS e Elisa Nobre vira secretária-executiva

Ex-titular da pasta assume secretaria-executiva de Assistência Social


Foto: Saul Schramm/Secom-MS

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), nomeou a defensora pública Patrícia Cozzolino como nova secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos. O decreto de pessoal foi publicado na desta quinta-feira (26) do DOE (Diário Oficial Eletrônico).

Elisa Nobre, que ocupava o cargo até então, foi exonerada a pedido. Antes de tomar posse, Riedel declarou que Elisa ficaria na pasta até janeiro até que sua escolhida pudesse assumir. Na época, ele não revelou se Patrícia seria a nova secretária.

Elisa foi nomeada secretária-executiva de Assistência Social. A indicação já tinha sido adiantada pelo governador quando a anunciou para chefia da Sead interinamente.

Ontem, quarta-feira (26), o governador foi à DPGE/MS (Defensoria Pública Geral do Estado) para pedir a cedência da então defensora pública-geral do Estado. "Foi uma decisão difícil e até demorada, onde aceitei este desafio para trabalhar principalmente para atender a camada de extrema pobreza da população. Fiz esta escolha para ter a oportunidade de expandir ainda mais o serviço que fazia na Defensoria", declarou Patrícia na ocasião.

Presidente do Conselho Superior da DPGE, Homero Lupo Medeiros vai comandar o órgão interinamente até a realização da nova eleição da Defensoria Pública, que deve ter edital publicado na próxima segunda-feira (30) com as regras e período de inscrição dos candidatos.

Secretária-executiva de Assistência Social, Elisa Nobre. (Foto: Saul Schramm/Secom-MS)

Quem é Patrícia Cozzolino?

Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira é graduada em Direito pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), mestra em direito constitucional e especialista em direito processual penal e doutora em direito processual civil pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Ingressou na Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul em 1997 e atuou como defensora em cidades como Rio Verde de Mato Grosso, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas e Campo Grande. Foi diretora da Escola Superior da Defensoria Pública e primeira subdefensora-geral do Estado. Assumiu o cargo de defensora pública-geral em maio de 2021.

Secretariado de Riedel

Dentre os secretários, alguns são oriundos do antecessor de Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Outros são pessoas escolhidas pelo atual chefe do Executivo.

A titular da Sead, Elisa Nobre, foi nomeada interinamente, segundo o governador. A secretária ficará durante janeiro até que a escolhida, que não teve o nome revelado, possa estar apta a assumir o cargo. Elisa deve assumir uma secretaria executiva após a chegada da nova secretária.

Secretarias executivas e chefias de autarquias e órgãos vinculados

O cargo de secretário-executivo vem logo abaixo do titular e do adjunto de cada pasta. A função foi criada na reforma administrativa de Riedel, oficializada pela Lei 6.035/2022.

Os cargos se concentram principalmente nas secretarias que abarcam mais de uma área. O secretário-executivo coloca em prática as políticas da pasta, enquanto titular e adjunto formulam os planos de ação.

São 16 secretarias executivas e três órgãos equivalentes. Abaixo, veja a lista de secretarias executivas e órgãos com status de secretaria executiva.

Saiba quem já foi formalmente nomeado.

Neste mesmo nível, estão os diretores-presidentes das autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. O Estado tem 25 órgãos vinculados.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!