Deputado bolsonarista diz que indígenas Yanomami devem ser investigados
José Câmara e Fabiano Arruda, g1 MS e TV Morena
O secretário-executivo do ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, rebateu as falas mentirosas ditas pelo deputado federal Luiz Ovando (PP-MS). Na declaração, o parlamentar bolsonarista questionou a nacionalidade dos indígenas Yanomami. Já Eloy, disse que a fala do deputado é uma fake news.
Ao g1, Eloy relatou o espanto ao receber a notícia da fala do deputado de Mato Grosso do Sul. “Pesquisadores e professores viram e nos acionaram. Isso é uma fake news. Essa questão de que se tratam de venezuelanos. Então, isso é fake news, estamos combatendo”, detalhou o secretário-executivo.Eloy menciona a ação atuante do ministério dos Povos Indígenas para combater a crise humanitária que assola os Yanomami em Roraima. O secretário comentou que a questão com os povos indígenas foi amplamente divulgada e denunciada no ano passado.
“Na verdade, o que está acontecendo com o povo Yanomami é uma situação de crise humanitária amplamente documentada e alertada. Não é de hoje que acompanhamos as denúncias. Isso chegou ao STF, isso chegou na comissão interamericana de direitos humanos e no tribunal penal internacional. Isso é um descaso e que macula a imagem do Estado brasileiro. Quando vemos um parlamentar tentando justificar o que está acontecendo lá, valendo-se de uma fake news, a gente vê isso sendo repetido em outros lugares”, comenta Eloy Terena.Fala de Luiz Ovando
Deputado bolsonarista diz que indígenas Yanomami devem ser investigados
Durante a entrevista ao Bom Dia MS, Luiz Ovando diz acreditar que os indígenas Yanomami resgatados em estado grave de saúde, em Roraima, são, na verdade venezuelanos. Que, segundo Eloy, é mentira.
“Precisamos saber quem são esses indígenas e como eles chegaram naquela condição, total desnutrição, não se nega um fato, agora quem são esses indígenas, alguém os entrevistou? Eu não acredito que aqueles indígenas sejam brasileiros, provavelmente sejam venezuelanos, como a Venezuela está em um estado deplorável”, disse o deputado bolsonarista.
O trecho com a fala gerou repercussão nas redes sociais. Uma seguidora classificou como “insensível” e “ignorante” o que o deputado disse sobre indígenas Yanomami.