Espera-se que o setor de commodities traga resultados positivos para o segmento de mineração – que registra uma trajetória de alta nos preços do minério de ferro, principalmente com a reabertura da China.
“A Vale deve apresentar um resultado bom, em linha com o que foi o resto do ano, nem muito melhor, nem prior. Já em relação às commodities agrícolas, o cenário é outro, provavelmente com um resultado apertado devido à demanda menor dos EUA por conta da desaceleração da economia”, adianta Flávio Conde, da Levante..
Mas Conde ressalta que, ainda que a reabertura da China tenha começado em novembro, a volta do país asiático aos negócios massivamente ocorre agora em janeiro, o que deve pesar mais no primeiro trimestre de 2023, e não no último de 2022.
Já o varejo está em situação distinta das commodities, enfrentando a dura realidade imposta pelos juros elevados. “A notícia mais clara neste primeiro momento para prestar atenção é a desaceleração do setor de serviços, o que deve refletir em resultados mais fracos de algumas empresas ligadas ao setor”, diz Conde.
Para Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master, o recuo de indicadores como o IBC-Br e as vendas no varejo corroboram a visão de que empresas ligadas diretamente a essas atividades devem reportar impactos.
“É preciso trabalhar com o arrefecimento da economia, com um PIB no "0 a 0", e levando em consideração a política mais contracionista do Banco Central para controlar a inflação, mantendo os juros altos”, destacou Espírito Santo, da Órama.
Considerado a “prévia do PIB”, o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) caiu 0,55% em novembro de 2022 na comparação com o mês anterior. Já as vendas do varejo recuaram 0,6% na passagem de outubro para novembro, segundo o IBGE.
Para as petroleiras, o balanço deve ter mais um viés positivo, disse Flávio Conde. Na visão do analista, PetroRio, PetroReconcavo e 3R Petroleum provavelmente apresentarão bons resultados em razão da expansão da produção. Já a Petrobras deve manter números semelhantes aos do 3º trimestre do ano, segundo Conde.
Contudo, o analista avalia que o ambiente não é tão favorável para os setores de siderurgia, com um dos anos mais fracos para o preço do aço da história, lembra ele. Cenário negativo também é enfrentado pelas empresas de papel e celulose, que sofrem com a redução da demanda dos Estados Unidos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Temporada de balanços começa em meio a caso Americanas; veja calendário no site CNN Brasil.