Tomaram posse na manhã desta quarta-feira (1º) os 4 parlamentares eleitos e os 4 reeleitos por Mato Grosso do Sul na Câmara Federal. A solenidade teve início às 9h (horário de MS), no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. No total, 513 deputados federais foram eleitos nas Eleições de 2022.
Durante a solenidade, cada deputado eleito foi individualmente chamado para prestar o juramento após a declaração lida no início da sessão pelo atual presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL): "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil".
Na sequência, deputados que ouviam seu nome confirmavam o juramento com "assim o prometo".
A bancada de Mato Grosso do Sul na Câmara Federal é composta pelos seguintes parlamentares: Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Geraldo Resende (PSDB), Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon (PL), Rodolfo Nogueira (PL) e Vander Loubet (PT).
Após a posse, os deputados irão se organizar em blocos parlamentares às 13h (horário de Brasília) e, na sequência, realizam reunião com os líderes para escolha dos cargos da Mesa Diretora.
Assim, no mesmo dia em que tomam posse, irão definir a Mesa Diretora para o biênio de 2023/2024. A Mesa é composta por: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.
Às 15h30 (horário de Brasília) é prevista a sessão de eleição da Mesa Diretora da Câmara.
Camila Jara é natural de Campo Grande e foi eleita para exercer o primeiro mandato como deputada federal pelo PT. Assim, deixa o cargo de vereadora, em que foi eleita em 2020 como a única vereadora de Campo Grande.
Natural de Córrego Danta, em Minas Gerais, Geraldo Resende (PSDB) foi eleito em 2018 para deputado federal, com mandato até 2023. No entanto, deixou a Câmara para exercer cargo de secretário estadual da Saúde em Mato Grosso do Sul. Com a reeleição, Geraldo volta para a Casa de Leis para o sexto mandato.
Natural de Dourados, Marcos Pollon (PL) é advogado e professor universitário. Ele foi eleito para exercer o primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Assim, foi o deputado federal mais votado em MS.
Nascido em Dourados, Rodolfo Nogueira (PL) é um dos deputados federais eleitos em 2022. O produtor agropecuário já foi eleito suplente de Soraya Thronicke (União Brasil) para o Senado. Assim, assume mandato na Casa de Leis.
Natural de Porto Murtinho, Vander Loubet (PT) exerce atividades na Câmara desde 2003. O candidato do PT está no 5º mandato consecutivo e com a reeleição segue para o 6º mandato na Casa de Leis.
Nascido em São José do Rio Preto, cidade de São Paulo, Dagoberto Nogueira (PSDB) está no terceiro mandato como deputado federal. Assim, com a reeleição, Dagoberto segue para o quarto mandato.
Natural de Corumbá (PSD) e candidato pelo PP, Luiz Ovando foi reeleito e deve exercer o segundo mandato como deputado federal por Mato Grosso do Sul.
Natural de Campo Grande, Beto Pereira (PSDB) foi reeleito como deputado federal por Mato Grosso do Sul. O tucano segue para o segundo mandato na Câmara dos Deputados, sendo que foi eleito ao cargo pela primeira vez em 2018.