Novo coordenador da bancada federal, Vander definirá com Riedel prioridades de MS a Lula
Vander estipulou prazo para deputados definirem prioridades, que serão discutidas com Riedel e apresentadas ao Governo Federal
O novo coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, deputado Vander Loubet (PT), deve se reunir com o governador Eduardo Riedel (PSDB) ainda neste mês para alinhar projetos que serão apresentados ao Governo Federal.
Ao Jornal Midiamax, Loubet comentou que o presidente Lula (PT) definiu que cada Estado receberá prioridade na implementação de cinco ou seis projetos. "Primeiro vamos fechar [os projetos] com o Riedel e depois levar para o Lula", comentou.
O deputado afirmou que a bancada federal definiu algumas prioridades, que se aliam com o Governo Estado, mas ainda serão discutidas de melhor forma com o governador. São eles:
- Solução para a UFN-III (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Três Lagoas. Segundo deputado, faltam U$$ 800 milhões.
- Rota Bioceânica. Loubet afirma que o Estado está preste de construir a ponta, mas não possui ligação até Porto Murtinho, o que custará cerca de R$ 140 milhões.
- Além disso, a bancada busca audiência com diretores da Itaipu Binacional e a realização de obras na rodovia BR-419, no sul do Estado.
Loubet afirmou ter estipulado um prazo até 18 de fevereiro para que cada parlamentar da bancada apresente seus projetos e pedidos. Esses pedidos serão alinhados com o Governo Estadual e encaminhados para o Governo Federal.
Por fim, Loubet comentou que pretende atuar como um porta-voz dos parlamentares que atuam em Brasília. "No sentido de levar suas emendas e acelerar esse processo, felicitar".
Em relação aos parlamentares que fazem parte da oposição do Governo Federal, Vander Loubet relembrou a importância da oposição e afirmou que todos possuem o mesmo prestígio e prioridade na liberação dos recursos.
Vander Loubet escolhido coordenador da bancada federal
Vander Loubet assume o lugar até então ocupado pela x-senadora Simone Tebet (MDB), a atual ministra do Planejamento. A escolha de Loubet ocorreu na manhã desta quinta-feira (2).
Apenas os deputados federais Beto Pereira (PSDB) e Luiz Ovando (PP) não estavam presentes na reunião, pois tinham agendas previamente marcadas.
Participaram os senadores Nelsinho Trad (PSD), Soraya Thronicke (União) e Tereza Cristina (PP), além dos deputados Geraldo Resende (PSDB), Dagoberto Nogueira (PSDB), Camila Jara (PT), Marcos Pollon (PL) e Rodolfo Nogueira (PL).
"Meu compromisso é levar mais investimentos e projetos para o nosso Estado. Trabalho e continuarei trabalhando para o bem-estar dos sul-mato-grossenses, para que o Estado siga em pleno desenvolvimento", afirmou Vander durante a reunião.
Os parlamentares fizeram encaminhamentos ao coordenador, como audiências com a ministra Simone Tebet; e a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, ambas do Mato Grosso do Sul.
Além disso, solicitaram reuniões com o Executivo, Legislativo e Judiciário.