Unidade Móvel do Hospital de Amor atenderá em 4 localidades em fevereiro

Unidade Móvel do Hospital de Amor atenderá em 4 localidades em fevereiro

Neste mês de fevereiro, a Unidade Móvel do Hospital de Amor atenderá em quatro localidades da região centro e sul do Mato Grosso do Sul com realização de exames preventivos de papanicolaou e mamografia. Estão na programação de atendimento os municípios de Fátima do Sul, o distrito de Culturama (em Fátima do Sul), Dourados (Estabelecimento Penal Feminino) e Douradina.

Todos os agendamentos para a realização dos exames já estão sendo feitos nas Unidades Básicas de Saúde de cada localidade. É necessário levar para o cadastramento RG, CPF, comprovante de residência e o cartão SUS.

A Unidade Móvel é um caminhão adaptado composto por uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala de coleta de exame de papanicolaou para a realização de exames de rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Essa parceria da Sicredi Centro-Sul MS e Hospital de Amor oportuniza o atendimento às mulheres dos municípios de toda a região centro e sul do Mato Grosso do Sul, com a realização de exames gratuitos. Esta é a primeira unidade móvel do hospital que atende essa região do Estado.

Desde 2019, a Sicredi Centro-Sul MS destina 1% do seu resultado anual para o Hospital de Amor polo Dourados, doações aprovadas em assembleias que reúnem os associados da Cooperativa. Nesses anos, o hospital já recebeu da Cooperativa mais de R$ 3,6 milhões referentes aos repasses dos anos de 2020, 2021 e 2022.

Um dos projetos contemplados com esse recurso é a Unidade Móvel que atende os 38 municípios da área de atuação da Sicredi Centro-Sul MS. "Nossos recursos são investidos 100% na região onde atuamos e estamos presentes. Facilitar o acesso dessas mulheres à saúde preventiva é uma forma da nossa Cooperativa contribuir com a saúde dessa comunidade em nosso Estado", enfatizou o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Paulo Roberto Neves.

O atendimento da Unidade Móvel nos municípios é uma realização da Associação de Apoiadores Dourados em prol do Hospital do Amor e conta com o apoio das secretarias municipais de saúde e parceria da Sicredi Centro-Sul MS.

O que saber antes do Papanicolaou?

Ter idade entre 25 e 64 anos;

Não ter relações sexuais ao menos dois dias antes do exame;

Não usar pomada ginecológica pelo menos dois dias antes do exame;

Não estar menstruada no dia do exame.

Agenda: fevereiro de 2023 - Unidade Móvel do Hospital de Amor

Dias: 08 e 09/02 – Fátima do Sul/S

Dia: 10/02 – distrito de Culturama (Fátima do Sul/MS)

Dias: 22 a 24/02 - Estabelecimento Penal Feminino de Dourados/MS

Dias: 27/02 a 03/03 – Douradina