Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícias

Desigualdades sociais são desafio para redução de mortalidade por câncer


Ministério da Saúde

Com impacto direto na rede de atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) e em milhares de famílias, o câncer é um dos grandes desafios da saúde mundial. Nesta semana, por ocasião do Dia Mundial do Câncer, lembrado neste sábado, 4 de fevereiro, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) apresentaram o estudo “Estimativa 2023: incidência de câncer no Brasil”. De acordo com o levantamento, o país segue em tendência de crescimento de mortes prematuras, principalmente em pessoas de 30 a 65 anos.

Entre 2011 e 2015, foram 280 mil óbitos de homens nessa faixa etária e a projeção para o período de 2026 a 2030 é 355 mil. Quando o recorte é entre mulheres, são 261 mil perdas no período inicial e a expectativa é de 351 mil até 2030. Devido ao longo período de latência, comum em muitos tipos da doença, o rastreio e o acesso ao tratamento são fundamentais para a redução dos índices, uma tendência que deve ser materializada a partir de 2030 em algumas regiões do país, como o sudeste, que experimentará redução de casos do câncer de mama e de pulmão.

Multifatorial, o diagnóstico de câncer guarda ligação estreita com fatores ambientais, hábitos e a região do paciente. Quanto pior as condições sócio-ambientais, maior é o número de mortes em casos tratáveis. O processo de envelhecimento da população no Brasil é outro fator a ser considerado, uma vez que, na velhice, há maior incidência de doenças crônicas.

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em parceria com diversos organismos, para promover a conscientização internacional no calendário global de saúde, que propõe ações de educação, de conscientização e de diálogo com governos.

Saúde & Bem Estar Notícias Destaque-texto-1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!