Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ministério Público

STF vai decidir se fuga de blitz, para encobrir outro delito, pode ser crime


O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), porém, o absolveu do crime de desobediência, por entender que a fuga do bloqueio policial, naquelas circunstâncias, seria compatível com o princípio constitucional da não autoincriminação, segundo o qual ninguém é obrigado a produzir prova contra si.

O entendimento foi modificado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, ao julgar recurso do Ministério Público, afastou a absolvição do crime de desobediência. A defesa do homem, então, recorreu ao STF.

Em sua manifestação, a relatora, ministra Rosa Weber, apontou que várias ações no Supremo tratam do tema e que cabe à Corte definir a interpretação da Constituição Federal, que diz que o preso será sempre informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, e que lhe seria assegurada a assistência da família e de advogado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em STF vai decidir se fuga de blitz, para encobrir outro delito, pode ser crime no site CNN Brasil.

Política Ministério Público PM (Polícia Militar) Polícia Policia Militar Rosa Weber Santa Catarina STF STF (Supremo Tribunal Federal) STJ (Superior Tribunal De Justiça) Supremo Tribunal Federal Tribunal De Justiça

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!