Prêmio Paralímpicos consagra destaques de 24 modalidades em 2022

Prêmio Paralímpicos consagra destaques de 24 modalidades em 2022

Logo Agência Brasil

A primeira noite da 11ª edição do Prêmio Paralímpicos, nesta quarta-feira (8), consagrou os melhores atletas da última temporada de 24 modalidades. A cerimônia organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi realizada no Tokio Marine Hall, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo.

Cinco dos ganhadores levaram o troféu pela primeira vez na carreira: Andreza Vitória (bocha), Maicon Mendes (futebol de cegos), Moacir Fernando (futebol de paralisados cerebrais), Silvana Fernandes (parataekwondo) e Júnior Silva (remo). Este último conquistou o prêmio ao lado de Diana Barcelos, vencedora também em 2018. Júnior e Diana foram medalhistas de prata no Campeonato Mundial da modalidade, disputado em Racice (República Tcheca), no skiff duplo misto da classe PR3 (remadores com função residual nas pernas).

Notícias relacionadas:

Andreza, por sua vez, conquistou o ouro da classe BC1 (atletas que utilizam as mãos ou os pés e podem ter um auxiliar) feminina no Mundial de bocha, recolocando o país no topo do esporte após 12 anos. Outros sete ganhadores do Prêmio Paralímpicos foram campeões mundiais nas respectivas modalidades em 2022: Igor Tofalini (paracanoagem), Leomon Moreno (goalball), Williams Araújo (judô), Carol Santiago (natação), Bruna Alexandre (tênis de mesa) e Janaína Petit (vôlei sentado).

Entre os que já tinham ganhado o prêmio na respectiva modalidade e voltaram a fazê-lo, Jovane Guissone segue como o único vencedor na esgrima em cadeira de rodas ao longo de 11 anos. Outro com 100% de aproveitamento no esporte que pratica é Vitor Tavares, que leva o prêmio do parabadminton desde 2017.

O evento prossegue nesta quinta-feira (9), a partir das 19h (horário de Brasília), no mesmo local, com o anúncio dos ganhadores de mais 11 troféus, entre eles os de revelação da temporada, atleta masculino e feminino e Atleta da Galera, cujo vencedor será definido em votação popular. Os candidatos são Carol Santiago, Samuel Oliveira, Gabriel Araújo (todos da natação), Raíssa Machado e Vinícius Rodrigues (ambos do atletismo).

Confira os vencedores do Prêmio Paralímpicos:

Atletismo: Petrúcio Ferreira

Parabadminton: Vitor Tavares

Basquete em cadeira de rodas: Leandro de Miranda

Bocha: Andreza Vitória

Paracanoagem: Igor Tofalini

Ciclismo: Lauro Chaman

Esgrima em cadeira de rodas: Jovane Guissone

Esportes de inverno: Cristian Ribera

Futebol de cegos: Maicon Mendes

Futebol de paralisados cerebrais: Moacir Fernando

Goalball: Leomon Moreno

Halterofilismo: Mariana D'Andrea

Hipismo: Rodolpho Riskalla

Judô: Williams Araújo

Natação: Carol Santiago

Remo: Diana Barcelos e Júnior Silva

Rugby em cadeira de rodas: Gabriel Feitosa

Paratekwondo: Silvana Fernandes

Tênis de mesa: Bruna Alexandre

Tênis em cadeira de rodas: Ymanitu Silva

Tiro com arco: Jane Karla Gögel

Tiro esportivo: Alexandre Galgani

Triatlo: Jéssica Messali

Vôlei sentado: Janaína Petit