Campo Grande terá, para o Carnaval 2023, desfile de escolas de samba e os tradicionais cordões e blocos para a folia de rua. A Prefeitura contribuirá com o apoio necessário para o evento, com profissionais e serviços à Lienca (Liga das Escolas de Samba) e aos organizadores dos Blocos de Campo Grande, para a realização da festividade.
Além da estrutura para o fechamento das ruas, a prefeitura apoia os blocos com a parceria da Agetran, da Guarda Civil Metropolitana, banheiros químicos e equipamentos de som e palco. Toda a segurança interna do evento será feita pela Polícia Militar. Por isso, neste sábado (11), o entorno da Praça Aquidauana será isolado para atender o público do Bloco Calcinha Molhada.
Segundo a Agência Municipal de Trânsito (Agetran), os três acessos à praça, um pela Rua Dom Aquino e dois pela Barão do Rio Branco, serão fechados. O acesso oficial ao Bloco será pela Dom Aquino. Neste ponto, a passagem será controlada por seguranças, isso porque será proibida a entrada de alguns itens e objetos cortantes, armas de fogo, garrafas de vidro, entre outros.
O fechamento das ruas terá início às 08h e segue até as 23h. Haverá também o apoio de equipes para fiscalizar a venda de bebida para menores de idade dentro da praça.
Na Barão do Rio Branco, cruzamento com a Ernesto Geisel, a passagem será fechada com gradil. Por ela, os foliões conseguirão apenas sair do evento. A Dom Aquino também servirá para dispensar o público no fim da folia.
O segundo ponto da Barão será de uso exclusivo de moradores e pessoas que trabalham na festa. A outra extremidade da via – que faz ligação com a as avenidas Calógeras e Noroeste, com a Orla Ferroviária – será fechada com tapume e será o ponto de apoio da polícia.
Ainda segundo a Agetran, outro ponto que também será fechado, será a Barão do Rio Branco, entre as ruas 14 de Julho e 13 de Maio, este para atender o Bloco As Depravadas, Carnaval dos Profissionais da Imprensa de Campo Grande. O ponto de concentração é em frente ao Bar do Zé, com início às 08h e encerramento às 14h.
Ao todo, em 2023 serão nove blocos distribuídos em vários pontos da cidade, inclusive na Esplanada Ferroviária. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), a estimativa é de reunir mais de 60 mil pessoas durante toda a programação dos blocos.