Todos os vinte clubes da Série B do Brasileiro 2023 se posicionaram, com unanimidade, contra a diminuição do número de rebaixados no Brasileirão, que cairia de quatro para três, assim como a redução nas vagas de acesso.
Alguns dos clubes, como Ituano e CRB, divulgaram uma nota oficial unificada (veja abaixo na íntegra) com o posicionamento unânime do grupo, que também foi enviado ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Nesta terça-feira acontece o Conselho Técnico da edição 2023 do Campeonato Brasileiro, que discute a possibilidade de reduzir de quatro para três o número de rebaixados. A ideia conta com a simpatia da maioria dos clubes da Série A, mas precisa ter o aval da CBF para ser incluída em regulamento.
Os apoiadores da ideia citam que a mudança também poderia beneficiar a Série B – desde que o número de clubes rebaixados para a Série C também fosse reduzido de quatro para três. O mesmo deveria acontecer com a Série C para a Série D.
Quem defende o plano cita a estabilidade como principal atrativo. O Conselho Técnico da Série B ocorre nesta quarta-feira, um dia depois da Série A. Nos dias seguintes ocorrem os Conselhos Técnicos das Séries C e D.
Veja a nota oficial dos 20 times da Série B:
“Os 20 clubes participantes da Série B de 2023 decidiram, por unanimidade, em reunião realizada nessa segunda-feira, 13, se posicionar publicamente contra a mudança na quantidade de acessos e rebaixamentos no Campeonato Brasileiro Série A, tendo em vista diversas matérias na mídia esportiva indicando que alguns clubes pretendem propor a modificação do atual número de 4 (quatro) clubes para 3 (três) clubes. O posicionamento foi encaminhado para o Presidente da CBF, Sr. Ednaldo Rodrigues, na manhã de hoje (14)”.
Veja a lista de participantes da Série B 2023:
Times que conquistaram o acesso da Série C
Mirassol
ABC
Botafogo-SP
Vitória
Times rebaixados da Série A
Atlético-GO
Ceará
Avaí
Juventude