“Uma honra para mim participar da Corte na atual composição. Um honra poder contribuir”, disse o ministro substituto.
Tavares assumiu a vaga aberta em decorrência da renúncia de Carlos Mário da Silva Velloso Filho e tinha tomado posse em 29 de novembro de 2022.
O TSE é composto por sete ministros titulares, sendo três ministros efetivos do Supremo Tribunal Federal (STF), dois oriundos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois procedentes da classe dos advogados, indicados pelo STF e nomeados pela Presidência da República.
Mais sobre o assunto
Brasil TSE mantém minuta golpista em investigação contra Bolsonaro na Corte
Brasil TSE: Pros tem contas de 2017 reprovadas e é multado em R$ 1,8 milhão
Guilherme Amado TSE analisa ação sobre abuso de poder em “Super Live” de Lula
Brasil Defesa de Bolsonaro recorre ao STF para invalidar ações no TSE
Sete ministros substitutos também são designados para compor a Corte Eleitoral, sendo eles da mesma origem dos titulares.
Carreira
André Ramos Tavares é professor titular de direito econômico e economia política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica paulista (PUC-SP).
O novo ministro substituto do TSE foi professor visitante da Universidade de Glasgow, Escócia (2019), e da Universidade de Bologna, Itália (2012), nas quais lecionou Direito Constitucional Econômico na graduação e no doutorado.
Tavares também foi professor permanente no Doutorado em Direito Público da Universidade de Bari, Itália (2008-2010), visiting foreign professor na Fordham University, Nova Iorque (2008) e visiting researchscholar na Cardozo School of Law, Nova Iorque (2007).
Foi ainda diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, de 2010 a 2012, fundou o Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais e foi presidente da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional (ABDPC).
The post André Tavares, novo ministro substituto do TSE, participa de 1ª sessão first appeared on Metrópoles.