“Acho que o Péricles reagiu adequadamente ao assalto. Ele mostrou a todo momento que não se constituía como uma ameaça para o criminoso que estava armado, que estava perto da sua família também”, analisa Rafael Alcadipani, professor da FGV na área de Segurança Pública.
O professor também destaca que o fato de Péricles ter se afastado lentamente e não ter feito nada que pudesse assustar o bandido foi outro ponto positivo, pois uma ação brusca poderia resultar em um disparo acidental.
O especialista também deu dicas do que fazer após ser assaltado. Ele destaca que é importante realizar um boletim de ocorrência o quanto antes e avisar a Polícia Militar — pode ser ligando 190, por exemplo –, pois, assim, a corporação poderá informar viaturas próximas do local sobre o ocorrido.
“É muito importante, como recomendação de segurança, que no momento que você sair da sua casa, você veja bem se tem pessoas chegando perto ou pessoas suspeitas, e aí você evita sair de casa”, acrescenta Alcadipani, reforçando também a recomendação de não reagir ao assalto.
O boletim de ocorrência do caso de Péricles foi registrado na mesma noite, às 22h43, cerca de duas horas após o ocorrido, no 2° Distrito Policial de Santo André. O carro foi encontrado desmontado na Zona Leste de São Paulo.
De acordo com a assessoria do cantor, ele os familiares estão “bem e em segurança”. “Agradecemos a preocupação e as manifestações de carinho enviadas ao cantor e sua família”, escreveu em nota a assessoria de Péricles.
*com informações de Bruno Laforé, Carolina Figueiredo, Marina Toledo, da CNN
Este conteúdo foi originalmente publicado em Péricles teve conduta adequada durante assalto, avalia especialista no site CNN Brasil.