A grande surpresa destas eleições também ficou na derrota do candidato e ex-governador André Puccinelli (MDB). Ele esteve liderando praticamente todas as pesquisas de intensão de votos desde o início da campanha política.
Contra ele, pesou as acusações de corrupções e condenações de um passado recente, especialmente de quando esteve a frente do Governo do Estado.
Outro candidato que também saiu desta eleição com um resultado muito ruim foi o ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD). Ele sequer ficou entre os cinco primeiros colocados, ocupados por Rose Modesto (União Brasil) e Giselle (PT), respectivamente quarta e quinta na disputa.
Perfil dos candidatos que vão para 2º turno
Renan Barbosa Contar, o Capitão Contar (PRTB), tem 39 anos, é natural de Campinas (SP) e é oficial do Exército, eleito deputado estadual em 2018. Ele concorre pela coligação Mudança de Verdade (Avante/PRTB) e tem como candidato a vice o advogado campo-grandense Humberto Sávio Abussafi Figueiró (PRTB), 55 anos.
Já Eduardo Correia Riedel (PSDB) tem 53 anos, é empresário e nasceu no Rio de Janeiro (RJ). Ele concorre pela coligação Trabalhando por um novo futuro (Federação PSDB-Cidadania/Republicanos/PP/PSB/PL/PDT), com José Carlos Barbosa (PP), 58 anos, advogado e deputado estadual eleito em 2018.
Capitão Contar (PRTB) entrou para a política na eleição de 2018, quando foi eleito deputado estadual, mais votado. Já seu oponente, Eduardo Riedel, estava na gestão do atual governador, Reinaldo Azambuja.