“Precisamos recuperar as casas, mas, especialmente, precisamos fazer essa recuperação em parceria com os governos e entendendo onde elas possam ser construídas sem que as pessoas não estejam em risco. Por isso a sociedade precisa pressionar o governo para que ele abra locais para que essas pessoas possam reconstruir suas casas em locais seguros. Não adianta reconstruir no mesmo local porque ano que vem vai ser a mesma coisa.”
A Ação da Cidadania é uma das várias entidades que estão trabalhando no local e é especializada em atuar em desastres como este.
De acordo com Kiko, eles revelam uma coisa que ele chama de “racismo ambiental”: “Percebemos claramente que as vítimas das chuvas são sempre as mais pobres, em sua maioria pretas, e que vivem nessas comunidades”, disse.
A organização está também coletando doações para a região, que podem ser feitas por meio de seu site – www.acaodacidadania.org.br – e também por pix, pela chave [email protected].
A entrevista completa pode ser vista no vídeo acima.
*(Sob supervisão de Ludmila Candal)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Não basta reconstruir casa, tem que construir onde é seguro, diz diretor de ONG no site CNN Brasil.