Na Sapucaí, Zé Gotinha retorna para estimular vacinação

Na Sapucaí, Zé Gotinha retorna para estimular vacinação

Com o símbolo do Sistema Único de Saúde (SUS) estampado, o Zé Gotinha liderou uma campanha pelo Movimento Nacional pela Vacinação. Trata-se de uma ação para sensibilizar o país sobre a importância de completar o esquema vacinal, com as doses de reforço indicadas para cada faixa etária. Ele foi acompanhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Mais sobre o assunto

O movimento foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessa sexta-feira (24/2). A iniciativa prevê ações para ampliar as coberturas de todas as vacinas disponíveis no SUS. A previsão é que, nesta primeira etapa, a imunização contra a Covid-19 terá reforço para os grupos prioritários em todo o país.

O Zé Gotinha chegou a se tornar personagem durante a eleição do ano passado, quando Lula fez questionamentos sobre a política de imunização promovida pelo governo Bolsonaro. Após o pleito, o presidente eleito se reuniu com especialistas em Saúde e prometeu o retorno do mascote.

Retomada

Em entrevista ao Metrópoles, Ethel Maciel afirmou que 2023 será um ano de transição. Ela, que é secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), explica que a equipe do Ministério da Saúde tem capacidade de negociação com fornecedores reduzida, devido aos contratos herdados da gestão anterior.

Os planos, porém, incluem a retomada das campanhas publicitárias de ampla circulação e considerar a sazonalidade do país de dimensões continentais, além das dificuldades individualizadas de cada ente federativo, na hora de planejar as próximas ações.

The post Na Sapucaí, Zé Gotinha retorna para estimular vacinação first appeared on Metrópoles.