Bolsas da Ásia fecham em baixa, após Wall Street amargar pior semana do ano

Bolsas da Ásia fecham em baixa, após Wall Street amargar pior semana do ano

Na China continental, o Xangai Composto teve queda de 0,28%, a 3.258,03 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,74%, a 2.124,88 pontos.

Em Taiwan, a bolsa não operou e seguirá fechada na terça-feira devido a um feriado local.

O mau humor na região asiática veio após as bolsas de Nova York sofrerem perdas de cerca de 3% na semana passada, as maiores neste ano, após dados da inflação PCE dos EUA acima do esperado levarem analistas a revisar para cima projeções de quanto o Federal Reserve (Fed, o BC americano) terá de elevar juros para desacelerar a economia e conter a alta dos preços.

No Japão, o nomeado para ocupar a presidência do BoJ — o BC do país –, Kazuo Ueda, defendeu nesta segunda-feira a manutenção da atual política monetária ultra-acomodatícia, com o argumento de que os méritos da postura de relaxamento são maiores do que seus efeitos colaterais.

A expectativa é que Ueda assuma o comando do BoJ, no lugar de Haruhiko Kuroda, a partir de abril.

Na Oceania, a bolsa australiana teve perdas em quase todos os setores. O S&P/ASX 200 caiu 1,12% em Sydney, a 7.224,80, em seu pior pregão desde 3 de janeiro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Ásia fecham em baixa, após Wall Street amargar pior semana do ano no site CNN Brasil.