Com o objetivo de ampliar o atendimento e orientação sobre o Censo Previdenciário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, o Governo do Estado realiza, por meio da Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul), atendimento presencial em Ponta Porã entre os dias 27 de fevereiro e 08 de março de 2023.
Realizado a cada cinco anos, o Censo Previdenciário cumpre uma determinação federal e é obrigatório aos servidores públicos da ativa, aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Mato Grosso do Sul (RPPS/MS) e dos militares estaduais ativos, da reserva remunerada, reformados e pensionistas vinculados ao Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM/MS). Caso a atualização cadastral não seja realizada dentro do prazo, que encerra em 28 de abril, o benefício pode ser suspenso.
Pela primeira vez o recadastramento ocorre na modalidade híbrida, ou seja, on-line e presencial, contudo, preferencialmente os dados devem ser enviados por meio do portal do Censo Previdenciário, assegurando celeridade e eficácia do processo.
Ponta Porã contabiliza 1.479 pessoas que devem realizar a atualização cadastral, sendo 875 servidores ativos, 494 aposentados e 110 pensionistas. O atendimento presencial tem foco em orientar auxiliar o público-alvo na realização do Censo, principalmente aqueles que não tem familiaridade com o envio de dados on-line.
“O atendimento presencial nos municípios oferecida pelo Governo do Estado, por meio da Ageprev, objetiva auxiliar os servidores no envio da documentação. A realização do recadastro no Censo é de extrema importância, uma vez que o servidor pode perder a remuneração com a ausência da declaração”, comenta o diretor de Gestão da Informação da Ageprev, João Ricardo Dias de Oliveira.
Em Ponta Porã, o atendimento presencial ocorre das 7:30 h às 17:30 h na Escola Estadual Cel. Ramiro Noronha, localizada na Av. Brasil, n°839, no Bairro Granja.
Detalhes sobre o recadastramento on-line e informações pelo portal www.censo.ms.gov.br. Para ampliar a qualidade do atendimento é possível receber orientações por meio do telefone (67) 4042-1007 e WhatsApp (67) 99630-7481.