PMNAS

Gleisi comemora fim da mensagem de aniversário do golpe militar

Por Midia NAS em 01/03/2023 às 13:05:27

Para Gleisi, a decisão se trata de uma “ótima notícia”, que “faz um bem à democracia”. Em 2023, a tomada do poder por militares vai completar 59 anos.

A decisão sobre o fim da mensagem de aniversário teria sido tomada pelo comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, segundo nomeado para o posto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tomás Paiva substituiu o general Júlio César de Arruda, que estava no comando quando terroristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro deste ano.

Em contraponto, Tomás Paiva tem adotado, ao menos publicamente, tom mais pacificador em relação ao governo petista. Internamente, no entanto, Tomás Paiva disse a subordinados que a eleição de Lula foi “indesejada” pela maioria dos militares, mas, “infelizmente”, ocorreu e precisa ser respeitada.

Lula e o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército

Lula e o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do ExércitoRicardo Stuckert / PR

Ministro José Múcio apresenta o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército

Ministro José Múcio apresenta o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do ExércitoVinícius Schmidt/Metrópoles

Publicidade do parceiro Metrópoles 1Ministro José Múcio apresenta o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército

Ministro José Múcio apresenta o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do ExércitoVinícius Schmidt/Metrópoles

General Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército - MetrópolesGeneral Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do Exército

General Tomás Miguel Ribeiro Paiva, novo comandante do ExércitoVinícius Schmidt/Metrópoles

0
Mais sobre o assunto

Depois da retirada da data do calendário oficial das Forças Armadas pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), presa e torturada pela ditadura militar, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ressuscitou as celebrações alusivas a 1964. Em 2019, o mandatário chegou a pedir que a data voltasse a ser comemorada nos quarteis.

Em 2020, ainda sob comando do general Fernando Azevedo e Silva — que deixou o posto esta semana —, o Ministério da Defesa publicou uma nota dizendo que o regime militar foi um “marco para a democracia”, mesmo tendo instalado uma ditadura de 21 anos.

Em 2021, o ministro Walter Souza Braga Netto assinou uma Ordem do Dia elogiosa ao “movimento de 31 de março de 1964”, na qual afirmava que, na ocasião, as Forças Armadas assumiram a responsabilidade de pacificar e reorganizar o país para garantir as liberdades democráticas atuais.

Por fim, em 2022, Braga Netto afirmou que o ocorrido em 1964 foi uma reação da sociedade, em resposta à exigência de diversos setores da sociedade que se aliaram aos militares para impedir a implementação de um “regime totalitário” no Brasil.

The post Gleisi comemora fim da mensagem de aniversário do golpe militar first appeared on Metrópoles.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2