PMNAS

Lula com pressa e sangue nos olhos apaga Lulinha paz e amor

Por Midia NAS em 03/03/2023 às 06:33:21

Quem era capaz de se envolver pessoalmente numa batalha de cabides com uma camareira do Palácio da Alvorada não guardava desaforo, dizia desaforo à beça. Para seus ministros e auxiliares próximos, atender aos seus chamados sempre foi um tormento.

Lula 3 começa a se parecer com Dilma 1 e 2 sob esse aspecto. Ele também tem pressa e perde a paciência com facilidade. Anda irritado, ansioso, quer apresentar resultados mal completados 60 dias de governo, e não está satisfeito com o que já fez.

E não foi pouco. Apesar da tentativa de golpe do 8 de janeiro, ou por causa dela e da maneira como Lula reagiu, a democracia está mais forte do que jamais esteve no governo Bolsonaro. Foi estancada a matança de indígenas na reserva dos Yanomamis.

O programa Bolsa Família está de volta. O compromisso com a preservação do meio ambiente atrai parceiros internacionais que haviam se afastado. Foram restabelecidos os fundamentos que tornaram a política externa brasileira tão respeitada.

O passe de Lula é disputado pelos chefes de Estado mais importantes do mundo, seja para que ele os visite, seja para virem visitá-lo. Mais do que uma frase de efeito ou slogan, “O Brasil está de volta” corresponde à realidade depois de anos de isolamento.

Entretanto, Lula se comporta como um presidente zangado e aflito. E não perde uma ocasião de expelir bílis. Seu maior temor é que a economia não decole. Ela cresceu 2,9% em 2022, mas recuou 0,2% no 4º trimestre. Estima-se que este ano cresça abaixo de 1%.

Nos últimos 20, o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, cresceu em média 2,2% ao ano, segundo a consultoria MB Associados. No segundo governo Lula, de 2007 a 2010, o crescimento foi de 4,6% ao ano.

O pior desempenho da economia foi no segundo governo Dilma, abortado pelo impeachment em 2016: menos 3,4%, em média. O período Bolsonaro será lembrado pela economia em modo de voo de galinha: 1,5% em média de crescimento anual.

Lula chamou de maldita a herança que recebeu dos oito anos de governo Fernando Henrique. Nada se compara à herança legada por Bolsonaro. Fernando Henrique gabou-se de ter governado o país com o gogó. Mas, ele tinha o Plano Real, e Lula não tem.

O próprio Lula, num rasgo de temperança, diz que sua missão será cumprida se ao cabo do mandato tiver saciado a fome dos famintos, dado casa aos que carecem dela, educação e saúde em proporções mais elevadas, e devolvido o país à normalidade.

É o que ele diz, mas não é só o que deseja. Quer bem mais. O que ele quer não caberá em um único mandato.

The post Lula com pressa e sangue nos olhos apaga Lulinha paz e amor first appeared on Metrópoles.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2