Construído há cerca de dez anos, o piso do estacionamento que desabou não seria forte o suficiente para suportar a carga total a que era submetida, como o peso de carros e da própria estrutura.
O Crea-SP já realizou duas vistorias no local – a última delas nesta quinta-feira (9/3), na companhia de equipes de perícia que analisam as causas do desabamento. O caso é investigado pelo 5º Distrito Policial de Osasco e alvo de inquérito do Ministério Público de São Paulo (MPSP).
O pouco tempo de realização da obra, muito recente para a estrutura ceder por envelhecimento, reforça a hipótese de desrespeito às normas técnicas para esse tipo de construção. Na investigação, os peritos vão apontar se os problemas estão relacionados ao projeto estrutural, à execução da obra ou às duas coisas.
“Chama atenção a aparente fragilidade da estrutura. Nas imagens que chegaram, não se detecta aço na laje: isso é um fato um tanto incomum para apoio de estacionamentos”, afirma o engenheiro civil Joni Matos Incheglu, conselheiro e porta-voz do órgão.
Outro elemento que causa estranhamento é que a carga da laje era suportada por parafusos, de acordo com o engenheiro. Esse tipo de estrutura é mais presente, por exemplo, em construções que preveem apenas o peso da circulação de pessoas.
Já em obras de estacionamento, que devem estar preparadas para pesos maiores, o mais comum é conectar vigas metálicas diretamente nos pilares.
desabamento-shopping-Osasco Plaza1desabamento-shopping-Osasco Plaza-3desabamento-shopping-Osasco Plaza-4desabamento-shopping-Osasco Plaza-2desabamento-shopping-Osasco Plaza-7desabamento-shopping-Osasco Plaza-6desabamento-shopping-Osasco Plaza-50Vídeos que flagraram o momento do desabamento mostram um vazamento de água pouco antes de o teto vir abaixo. Para Incheglu, no entanto, o rompimento da tubulação não é a causa da queda da estrutura.
“O mais provável é que seja consequência da deformação gradativa da laje”, diz Incheglu. “Para o fato, em si, o vazamento acabou sendo muito bom porque chamou a atenção de funcionários do shopping que tiveram tempo mínimo para isolar a área e acabou salvando vidas”.
Para o engenheiro, a chance de todo o prédio do shopping ser condenado é remota. “O problema parece concentrado no lugar do desabamento. Eventualmente, se outros locais se mostrarem frágeis, podem ser objeto de reforço estrutural”.
Em nota, o Osasco Plaza Shopping afirma que “segue atuando em colaboração com as autoridades, prestando todo o suporte para o esclarecimento dos fatos e adoção das medidas corretivas necessárias”.
“A administração lamenta o ocorrido, ressalta a regularidade das licenças operacionais do shopping e segue trabalhando na averiguação das causas do incidente, que não deixou vítimas”, diz.
The post Desabamento em shopping: vistoria suspeita de laje mal construída first appeared on Metrópoles.