Período traz opções que vão além dos tradicionais ovos de Páscoa e pode trazer mais renda para as famílias
A tradição dos ovos de Páscoa faz do brasileiro o maior consumidor do produto no mundo, atrás somente do Reino Unido. O chocolate, de forma geral, coloca o Brasil como quinto maior consumidor. E para a grande data, celebrada no dia 9 de abril, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) aponta que a movimentação do setor já gerou 7,9 mil vagas de trabalho temporário. Tudo isso para atender as vendas aquecidas no período.
Quem também lucra nessa época são os empreendedores que apostam na produção artesanal. Com foco em produtos temáticos, boa parte dos negócios já se prepara antecipadamente para as entregas. “Temos uma maior movimentação de pequenos mercados ou negócios que aumentam suas vendas na Páscoa. Com compras feitas de forma planejada, o objetivo desse público é economizar ao máximo para ter uma maior margem de lucro”, explica Viviane Casado Silva, gerente de um atacadista na Cônsul Assaf Trad, em Campo Grande.
A diversificação nas vendas e o planejamento antecipado das compras são as grandes aliadas na Páscoa da empreendedora Carla Simon que trabalha para trazer novidades que vão além do mundo dos ovos de Páscoa e do chocolate. O foco do seu negócio são arranjos florais, mas a pandemia acabou impulsionando Carla para um novo universo.
Para alguns clientes, além de opções de biscoitos para presentear, Carla também produz embalagens de biscoitos acompanhando os arranjos florais. “Faço campanhas especiais com biscoitos na Páscoa, Natal e eventualmente faço as cestas de café da manhã no Dia das Mães, atendendo a pedidos de clientes fiéis”, comenta.