O que é "fat suit" e por que o filme "A Baleia" tem sido criticado
-
Vídeo mostra como é feita a transformação de Brendan Fraser em “A Baleia”; veja
-
Look “básico”, animais no palco e visão “limitada”: veja os memes do Oscar 2023
-
“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” é o grande vencedor do Oscar 2023; veja todos os premiados
Gordofobia e estereótipos
“Sair do cinema tendo a certeza de que pessoas só são gordas porque comem demais, que pessoas gordas escolhem ficar isoladas e que pessoas gordas não querem se cuidar, pode ser a consequência de ter uma história fictícia criada por pessoas magras”, afirma a jornalista e ativista Naiana Ribeiro em uma postagem bem didática no Instagram, onde questiona o reforço dos estereótipos que fazem as pessoas gordas sofrerem muito preconceito.
“"A Baleia" não é inspirada em história real. Retrata a vida de um homem que passa por dificuldades que pessoas gordas também passam, mas quem estuda gordofobia acha o filme um desserviço”, diz o post.
O jornalista de cultura Renan Guerra resume bem o ponto onde o filme se perde na tentativa de ser incômodo: “O fato é que a forma como "A Baleia" filma esse corpo gordo caminhando, comendo e existindo é da maneira mais animalesca e desumanizada possível, reforçando certas construções bem problemáticas, de um jeito que é feito basicamente pelo choque estético e visual – aquela sanha de dizer "olha como eu sou visceral".”
“Para além disso, em todas as vezes em que o filme toca em tópicos delicados, é tudo feito de forma rasteira: suicídio, saúde mental e sexualidade são tratados de maneira porca”, afirma o jornalista.
A resposta de Brendan Fraser
Em sua defesa, Brendan Fraser conta que trabalhou com a Coalizão de Ação sobre Obesidade (Obesity Action Coalition) antes do filme e também consultou pessoas que tinham passado por cirurgia bariátrica para perda de peso.
Sobre a polêmica, o ator disse ao jornal LA Times que respeita aqueles que não concordam com os objetivos e métodos do filme. “Eu não concordo com eles porque eu sei que não há má intenção [no filme]. Eu sei que eu quero saber se eu – eu, Brendan – fiz algo de mau. Mas a resposta que recebi [da Coalizão de Ação sobre Obesidade] foi "continue fazendo o que você está fazendo".”
Há quem preferia se apegar ao fato de que a escolha é do diretor e seus roteiristas e o personagem ali é esse mesmo: um homem gordo mórbido que revisita sua vida enquanto se afunda ainda mais em problemas de saúde física e mental. E a escolha é deles mesmo, assim como é do Oscar de premiar, dos jornalistas de criticar com veemência e do público de não se render à polêmica e dar preferência a outros filmes disponíveis no cinema.
De todo modo, “A Baleia” serve para levantar uma discussão importante sobre gordofobia e representação de personagens gordos importantes para a gente evoluir como sociedade e audiovisual.
Este conteúdo foi originalmente publicado em O que é “fat suit” e por que o filme “A Baleia” tem sido criticado no site CNN Brasil.