Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Donetsk

Putin visita cidade ucraniana de Mariupol, ocupada por forças russas desde ano passado


A ida à cidade ocorreu depois que o presidente viajou à Crimeia, no sábado (18), em uma visita não anunciada, para marcar o nono aniversário da anexação russa da península da Ucrânia. E apenas dois dias depois que o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra Putin.

Outros encontros

O líder russo ainda se reuniu com o principal comando de sua operação militar, incluindo o chefe do Estado-Maior Valery Gerasimov, comandante das tropas russas na guerra.

O encontro ocorreu no posto de comando de Rostov-on-Don, no sul da Rússia, informou a agência de notícias TASS.

Mariupol

Mariupol foi conquistada pela Rússia em maio do ano passado, após uma das batalhas mais longas e sangrentas da guerra. Foi a primeira grande vitória do país depois de não conseguir conquistar Kiev, se concentrando no sudeste da Ucrânia.

Localizada no Mar de Azov, a cidade ficou em ruínas após semanas de luta. A Organização para Segurança e Cooperação da Europa (OSCE, na sigla em inglês) disse que o bombardeio precoce da Rússia a uma maternidade em Mariupol foi um crime de guerra.

Em setembro do ano passado, foi assinada por Putin a anexação de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia à Rússia. Kiev e os aliados ocidentais condenaram a medida como ilegal.

Donetsk, junto com a região de Luhansk, compreende a maior parte da parte industrializada de Donbass da Ucrânia, que tem visto a maior batalha na Europa por gerações.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Putin visita cidade ucraniana de Mariupol, ocupada por forças russas desde ano passado no site CNN Brasil.

Internacional Donetsk Mariupol Rússia Rússia X Ucrânia Ucrânia Vladimir Putin

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!