Ela não compartilha nenhuma das qualidades idealizadas vistas em outras figuras femininas da época, como a Vênus de Sandro Botticelli ou a Mona Lisa de Leonardo da Vinci.
Ainda assim, apesar de sua aparência, o retrato – mais frequentemente referido como “The Ugly Duchess” (“A Duquesa Feia”, na tradução livre) – é tão cativante que fez da velha uma das figuras mais inesquecíveis de seu tempo. Agora, uma nova exposição na National Gallery de Londres intitulada “A Duquesa Feia: Beleza e Sátira no Renascimento” está programada para lançar uma nova luz sobre sua aparência cativante.
A pintura de Massys será exibida ao lado de sua peça companheira, “An Old Man” (“Um Homem Velho”, na tradução livre), emprestada de uma coleção particular, bem como com outras obras de artistas como Leonardo da Vinci, Albrecht Dürer e Jan Gossaert, apresentando igualmente expressivas mulheres mais velhas, para explorar como o corpo feminino, idade e certas características faciais foram satirizados e demonizados durante o Renascimento.
“"A Duquesa Feia" é uma das peças mais amadas e polêmicas da National Gallery”, disse a curadora da mostra, Emma Capron, em entrevista antes da abertura da mostra.
“Algumas pessoas adoram, outras odeiam, outras não conseguem nem olhar. Eu queria questionar isso, ao mesmo tempo em que examinava como essa e outras imagens semelhantes de mulheres "transgressoras" – mulheres envelhecendo fora dos padrões clássicos de beleza – realmente serviram para zombar das normas sociais e perturbar a ordem social. Apesar do que você possa pensar à primeira vista, essas são figuras poderosas, ambivalentes e até alegres”.
Por muito tempo, os críticos interpretaram a pintura de Massys principalmente como uma sátira misógina da vaidade feminina e da autoilusão. Da mesma forma, sua aparência escandalosa ao lado da do homem – possivelmente seu marido – que está decididamente vestido de maneira mais formal do que ela (até um pouco chata), há muito é considerada uma paródia do casamento (ela já viu oferecendo a ele um botão de rosa como símbolo de amor, mas ele tem a mão levantada como se indicasse desprezo).
Mas, disse Capron, a pintura tem muito mais camadas do que isso. “Esta é uma mulher mais velha e feia questionando os cânones da normatividade da beleza”, explicou ela. “Com seus traços exagerados, ela simboliza alguém que não se desculpa por si mesma e pelo que está vestindo, e que não está tentando se esconder ou ser invisível.
“Pelo contrário, ela está atropelando as regras de decoro e a maneira como as mulheres de uma certa idade devem se comportar. Sua provocação e irreverência parecem completamente de nossos tempos – e são o que tornou sua imagem tão duradoura”.
Sua posição em relação ao parceiro também sinaliza que ela não é apenas o alvo da piada. A duquesa está, de fato, de pé à direita – à esquerda de quem vê – que nos retratos duplos da época era o lado mais elevado, e geralmente reservado aos homens. Essencialmente, ela está tomando o lugar de sua contraparte masculina. “É como se ela estivesse virando o mundo de cabeça para baixo e trazendo mudanças”, disse Capron.
Massys, ela acrescentou, provavelmente estava muito ciente das reações que seu personagem exagerado provocaria. Embora ridicularizar a velha certamente fizesse parte de seu conceito para a peça, o pintor também usou o trabalho para zombar dos princípios da arte clássica, misturar alta e baixa cultura – o gênero digno de retrato com a figura carnavalesca – e impulsionar o grotesco para o principal.
Muitos de seus contemporâneos compartilhavam ambições semelhantes. Dois desenhos relacionados do mesmo rosto memorável atribuídos a Leonardo da Vinci e seu principal assistente Francesco Melzi, que também estão expostos na exposição, apontam para a possibilidade de o pintor flamengo ter baseado sua pintura nas composições do mestre italiano, que foi igualmente fascinado com o potencial subversivo que temas como mulheres mais velhas podem ter.
Da mesma forma, as outras peças da mostra – desde a carrancuda maiolica (um tipo de faiança italiana esmaltada) “Bust of an Old Woman” (cerca de 1490-1510), emprestada pelo Fitzwilliam Museum, à ameaçadora “Witch Riding Backward on a Goat” de Albrecht Dürer (1498-1500) – também revela como, para muitos artistas renascentistas, “as mulheres mais velhas ofereciam um espaço para experimentar e brincar que a representação da beleza convencional e corpos normativos simplesmente não permitiam”, disse Capron.
As mulheres idosas não serviram apenas arte satírica. De esculturas romanas antigas a obras de arte contemporâneas, figuras femininas envelhecidas apareceram de fato sob várias formas diferentes de artistas de todo o mundo.
“Em todas as tradições e gêneros visuais, as mulheres mais velhas sempre foram assuntos especialmente fascinantes”, disse a historiadora de arte Frima Fox Hofrichter – que coeditou uma antologia inteira sobre o tema intitulada “Mulheres, Envelhecimento e Arte” – em entrevista por telefone.
“Com suas rugas e seios flácidos, sobrancelhas franzidas e corpos bem torneados, elas assumiram uma gama de significados amplamente diversos e muitas vezes sutis que vão muito além da caricatura”.
Mulheres idosas têm sido usadas como lembretes da morte e da marcha imparável do tempo, desde “The Ages of Woman and Death” (“As Idades da Mulher e da Morte”) de Hans Baldung Grien, de 1541, até o inquietante “Time and the Old Women” (“Tempo e as Velhas”), de Francisco Goya, pintado em 1810.
Elas foram representadas com empatia e compaixão para refletir sabedoria, suavidade e dignidade, como visto nas pinturas de mulheres idosas de Rembrandt do início até meados de 1600, como “An Old Woman Praying” (1629), em que o artista usou luz e sombra para criar uma sensação de profundidade e intensidade emocional que enfatiza a devoção espiritual da mulher (provavelmente sua mãe) e seu respeito pela fé dela; ou “An Old Woman Reading” (1655), onde o rosto vivido da figura idosa mostra uma expressão terna e gentil que exala calor e cuidado.
Frequentemente – em sintonia com atitudes antigas sobre gênero – eles passaram a incorporar o pecado e a malevolência, como mostrado na riqueza da iconografia europeia de bruxas da era moderna, do “Witches" Sabbath” de Jacques de Gheyn, datado por volta do século 16, início do século 17, até “Macbeth", Act I, Scene 3, the Weird Sisters” de Henry Fuseli, por volta de 1783.
“Em todas as suas várias formas, elas têm sido o oposto de invisíveis”, disse Fox Hofrichter. “Seja por meio de representações estereotipadas ou associações positivas, as mulheres idosas na arte nos fizeram olhar, pensar e nos mostraram algo novo. Há muito poder nisso”.
Ao longo dos séculos 20 e 21, à medida que mais artistas femininas entraram no campo, a representação das mulheres mais velhas mudou novamente. Seus corpos, em particular, vieram à tona por serem inabaláveis, até mesmo confrontando novos caminhos, e – crucialmente – vistos através das lentes de uma mulher.
Os autorretratos nus em grande escala da pintora americana Joan Semmel são talvez o melhor exemplo disso, documentando seu próprio corpo à medida que envelhece ao longo das décadas. Semmel, agora com 90 anos, iniciou o projeto na década de 1980 como uma maneira de retratar-se de uma forma que lhe parecesse verdadeira, sem idealizar ou esconder os efeitos naturais do envelhecimento, desde seios caídos até a pele flácida.
Os trabalhos resultantes não poderiam estar mais longe da noção de retrato feminino tradicional que coloca a juventude e a perfeição acima de tudo. Em vez disso, eles mostram ao público uma mulher aceitando sua própria carne envelhecida.
A artista afro-americana Diane Edison também não se esquivou de explorar sua história pessoal por meio de autorretratos intransigentes que destacam seu rosto e corpo envelhecidos, equilibrando vulnerabilidade e desafio ao mesmo tempo.
A reformulação da velhice também foi feita por meio de mundos de fantasia. Na série “My Grandmothers” (2000), a fotógrafa japonesa Miwa Yanagi pediu a um grupo de mulheres jovens (e alguns homens) que se imaginassem daqui a 50 anos, para desafiar as construções sobre a velhice e suas noções percebidas sobre o que a palavra “idoso” poderia significar.
Ao focar nas rugas, linhas e outras características físicas que surgem com a idade, esses artistas destacaram as maneiras pelas quais o envelhecimento pode moldar e definir uma pessoa, desafiando a noção de que a juventude é o único momento que vale a pena comemorar e a velhice algo a ser temido ou evitado.
“Quando mulheres mais velhas aparecem em telas, filmes ou esculturas, elas expandem nossa compreensão do que significa envelhecer”, disse Fox Hofrichter. “De certa forma, isso as torna mais difíceis de capturar e, como resultado, mais desafiadoras para os espectadores olharem. O que é a essência da grande arte”.
Capron concorda. “As mulheres são muitas vezes apresentadas como jovens e bonitas ou velhas e invisíveis. Mas muitas obras de arte provaram repetidas vezes que há muito mais gradientes intermediários”, disse ela. E “A Duquesa Feia” é a prova de que até a caricatura de uma senhora idosa pode conter multidões.
“A Duquesa Feia: Beleza e Sátira no Renascimento” vai de 16 de março a 11 de junho na National Gallery em Londres.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Como retrato renascentista desafia ideias de beleza e envelhecimento feminino no site CNN Brasil.