Vereador reivindica remoção de vegetação aquática para desobstruir acesso à Baia do Castelo
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Ubiratan Canhete de Campos Filho, conhecido como Bira, solicitou na última segunda-feira, 20, a remoção de vegetação aquática que está obstruindo o acesso à Baia do Castelo, localizada na margem direita do Rio Paraguai. A solicitação foi feita em caráter de urgência para atender inúmeras propriedades rurais existentes na região.
Bira destacou a necessidade de realizar o serviço com rapidez, já que o nível do Rio Paraguai está subindo com as constantes chuvas, o que acaba causando obstruções em vários trechos da região, incluindo a Baia do Castelo e o Taquari (Rio Negrinho). Segundo o vereador, a obstrução dificulta a navegação e está impedindo o acesso à baia, que está tomada pela vegetação aquática, conhecida como camalotes.
Moradores ribeirinhos e proprietários rurais da região estão enfrentando problemas de acesso, o que tem gerado dificuldades no transporte de alimentos e itens de primeira necessidade. Crianças que residem na Baia do Castelo também estão sem poder frequentar as aulas na escola localizada no Jatobazinho, já que não conseguem ter acesso ao Rio Paraguai.
A solicitação foi direcionada ao coordenador-geral de Administração Hidroviária, Paulo Keniti Inoue. O vereador espera que a remoção da vegetação aquática seja realizada com urgência para atender as necessidades dos moradores da região.