Vídeos, fotos e memes de onças dominam cidade no interior de SP

Oficiais da Defesa Civil de Pirajuí e policiais militares se uniram para caçar uma onça na cidade do interior de São Paulo – Defesa Civil Pirajuí

MARCELO DANIELFOLHA DE S.PAULOSÃO PAULO

“Encontraram a onça?” é a pergunta feita por moradores de Pirajuí (a 384 km da capital paulista) desde o final da tarde da última segunda (20), quando a Defesa Civil municipal emitiu alerta para que as pessoas não transitassem pela região do bairro Vila Abel. Ali foram avistados um felino e seus filhotes, segundo moradores.

A região não fica longe de um posto de combustível cujas câmeras de segurança já haviam registrado, na madrugada da última quinta (16), a presença de uma onça. No vídeo, ela perambula rapidamente pelo espaço interno próximo às bombas.

As duas áreas ficam nas cercanias do córrego Douradinho do Leste, que divide a zona urbana e é margeado por vegetação.

O conteúdo do comunicado oficial sobre o caso partiu da base do Corpo de Bombeiros de Bauru, já que Pirajuí não tem um posto local.

“Eles nos relataram que estavam recebendo diversas ligações de moradores das proximidades do prédio do Serviço Autônomo de Água Esgoto que teriam visto os animais”, conta o coordenador da Defesa Civil de Pirajuí, Valdir Vieira. “Nós alertamos a população via Facebook e WhatsApp e, às 20h, estivemos no local com a Polícia Militar, orientando toda a vizinhança para ter cautela diante da situação.”

Em outros bairros, porém, o que aconteceu foi o oposto. Depois do aviso sobre as onças, diversos moradores saíram de casa para acompanhar a movimentação noturna em busca dos felinos. Vídeos curtos das diligências começaram a ser compartilhados nos grupos de conversa e redes sociais.

Desde a primeira aparição, notada pelo vigilante do posto, o assunto dominou esquinas reais e virtuais.
As reações populares alternam memes e observações bem-humoradas, como as que comparam o animal a um simples “cachorro caramelo”, e demonstrações de preocupação, como a de uma moradora que disse ser um perigo para as crianças.

Na manhã desta terça (21), uma equipe da Polícia Militar Ambiental e duas profissionais do Parque Zoológico Municipal, ambos de Bauru, estiveram nos arredores do córrego em atendimento à ocorrência.

Devidamente equipada para uma eventual ação, a equipe afirmou que não existe hipótese de captura, já que se trata de um corredor com características adequadas à própria fauna.

A espécie, provavelmente uma onça-parda, apresenta hábitos noturnos e não costuma atacar seres humanos, segundo especialistas, a não ser que se sinta acuada ou queira proteger seus filhotes.


PEGADAS QUE OS MORADORES ACREDITAM SER DA ONÇA-PARDA


De acordo com o biólogo Rafael Martos Martins, doutor em zoologia pela Unesp Botucatu, a região tem um vestígio de mata ciliar no entorno do rio. “O trecho funciona como corredor para esses animais e tem algumas presas potenciais para a onça, como tatus, cotias, cobras e aves.”

Observador da fauna local, que o inspirou a manter um site dedicado a esses registros, o pesquisador comenta que esses animais costumam ser atraídos para as cidades devido à degradação ambiental nos pontos onde habitam, o que gera falta de alimento e de refúgio.

De acordo com a PM Ambiental, o número de chamadas relacionadas ao avistamento na cidade de animais selvagens tem aumentado devido à intensificação da fiscalização nas áreas verdes e ao combate à caça.

Um dos memes das redes sociais sobre a presença de uma onça em Pirajuí (SP); neste, o internauta colocou uma onça-pintada

Um dos memes das redes sociais sobre a presença de uma onça em Pirajuí (SP); neste, o internauta colocou uma onça-pintada – Reprodução

Enquanto isso, a população de cerca de 25 mil habitantes, entre fatos e boatos, aguarda novidades sobre os animais visitantes.

Já o coordenador da Defesa Civil se diz surpreso com a repercussão do caso. “Não havia me deparado com uma situação como essa. Somos muito acionados para atuar em outras circunstâncias, nunca na captura de onça.”

Até a noite desta terça (21), não haviam sido divulgadas novas aparições ou rastros do felino.