Artista cria monumento para celebrar os 52 anos de Ceilândia

O monumento tem uma placa com a frase “Ceilândia nasceu aqui” e representa uma mulher carregando uma casa na cabeça, acompanhada de seu filho. A obra será instalada no Setor Habitacional IAPI, atrás do Museu Vivo da Memória Candanga. A intervenção faz parte da dissertação de mestrado do artista em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB).

Para o deputado distrital Max Maciel (PSol), a obra reconhece a importante história da região mais populosa do Distrito Federal. “O monumento promove a memória sobre o processo a que foram submetidas as famílias removidas que deu origem à Ceilândia”, afirma o parlamentar.

O gabinete do distrital informou que fez indicação ao Poder Executivo para oficializar a escultura.

Conheça um pouco sobre Ceilândia

Ceilândia é fruto do primeiro projeto para acabar com as áreas irregulares no Distrito Federal, organizado pelo governador da época, Hélio Prates. O nome inclusive tem origem no nome “Campanha de Erradicação de Invasões (CEI)”. De acordo com as informações da administração regional, as remoções para Ceilândia tiveram início em 27 de março (data do aniversário), com a transferência de aproximadamente 80 mil moradores.

 

 

The post Artista cria monumento para celebrar os 52 anos de Ceilândia first appeared on Metrópoles.