Tuberculose: vacina ainda é a melhor forma de prevenção à doença
Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado nesta sexta-feira (24)
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Koch, que afeta com mais frequência os pulmões, mas também pode infectar outros órgãos e sistemas, como gânglios, ossos, meninges e rins.
A transmissão se dá por meio de gotículas de saliva infectadas, através da tosse, espirro e fala. “Além disso, uso excessivo de álcool e cigarro, aglomeração e pouca ventilação também favorecem o desenvolvimento da doença, e ao contrário do que se pensa, a tuberculose não está totalmente controlada no Brasil”, explica o pneumologista, Henrique Ferreira de Brito.
Apesar da alta incidência, Henrique ressalta que é uma doença evitável e curável. “Cerca de 85% das pessoas que desenvolvem a doença podem ser tratadas, com grande chance de reduzir a transmissão da infecção”.
O médico lembra ainda que a melhor maneira de prevenir a tuberculose é por meio da vacina BCG, aplicada em crianças do nascimento aos cinco anos de idade e disponível gratuitamente no SUS.
Para conscientizar as pessoas sobre a doença, nesta sexta-feira (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
Sintomas mais comuns
Assim como a gravidade, os sintomas podem variar de acordo com a imunidade de cada pessoa, sendo os mais comuns:
– Tosse por mais de três semanas
– Febre baixa e constante, especialmente no fim da tarde
– Suor noturno
– Cansaço excessivo
– Dificuldade para respirar
– Falta de apetite e emagrecimento sem razão aparente
– Dor torácica
– Fadiga
– Rouquidão
“Em casos mais graves da doença, podem aparecer falta de ar limitante, que é a insuficiência respiratória, colapso nos pulmões e infecção generalizada”, destaca o especialista.
O especialista lembra “Caso você apresente tosse por mais de três semanas, e outros sintomas apresentados, procure atendimento médico para a realização do exame diagnóstico (de escarro) e assim, receber o tratamento mais adequado”, finaliza.