-
Lira diz ao STF que decisão sobre tramitação de MPs cabe ao Congresso
-
MPs de Lula estão paradas perante crise entre Lira e Pacheco; veja quais podem ser afetadas
-
Senado “perde a razão” e usa truculência para tentar votar MPs, diz Lira
A questão de ordem é um mecanismo utilizado por parlamentares para levantar dúvidas e estabelecer entendimentos sobre procedimentos e regras no Congresso. No caso, a dos senadores era em prol do retorno dos colegiados na tramitação das MPs, modelo que segue o que determina a Constituição e aplicado até o início da pandemia de Covid-19.
Atualmente, as MPs vão à análise diretamente ao plenário da Câmara, o que tem fortalecido Lira, segundo aliados do presidente Lula. Isso seria um dos motivos pelos quais Lira não gostaria que essas comissões voltassem a existir, dizem.
Segundo Lira, o procedimento correto a ser adotado por Pacheco seria remeter a questão de ordem para discussão ao plenário em sessão do Congresso. Dessa forma, senadores e deputados poderiam debater e decidir sobre o tema.
“Causa espécie a deliberação de questão de ordem relativa à matéria de competência do Congresso Nacional em sessão do Senado Federal, sem observância do necessário contraditório e do diálogo bicameral, que é ínsito à atuação legislativa democrática na ordem constitucional de 1988”, afirmou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lira pede que Pacheco “se digne” a convocar sessão do Congresso para decidirem sobre MPs no site CNN Brasil.