O governo assinou contratos de R$ 53 mil com a firma, entre maio e julho de 2022. A Força Ambiental é licenciada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para coleta e transporte de lixo no estado. O órgão é controlado pela Secretaria do Meio Ambiente, comandada pelo vice-governador Thiago Pampolha.
A operação da Polícia Civil contra a Força Ambiental, no último dia 7, prendeu em flagrante um dos administradores da empresa, Luiz Henrique Rubião da Silva, por crime ambiental. A polícia pediu também a interdição da empresa. A perícia apontou que todo o líquido produzido pelo lixo transportado pela empresa é completamente despejado, sem tratamento, no rio próximo à garagem dos caminhões.
Em janeiro, a Força Ambiental já havia sido multada pela Prefeitura de Petrópolis por irregularidades no serviço de coleta de lixo. A empresa é controlada pelos mesmos donos da União Norte, empreiteira que também tem uma série de contratos com o governo Cláudio Castro.
Procurado, o Inea alegou que a licença ambiental da empresa será reavaliada pelo estado.
Acionada, a Força Ambiental disse que enviará um laudo à Polícia Civil para mostrar que “não há qualquer atividade de poluição no local”.
The post Empresa contratada pelo governo do RJ é suspeita de crime ambiental first appeared on Metrópoles.