“A Hora do Planeta visa aumentar a conscientização e estimular conversas globais sobre a proteção da natureza, enfrentar a crise climática e trabalhar juntos para moldar um futuro melhor para todos nós”, diz o WWF no site da Hora do Planeta.
Para participar, basta apagar as luzes da sua casa, das 20h30 às 21h30, no seu fuso horário local, neste sábado (25).
Marcos icônicos como o Empire State Building em Nova York, o Space Needle em Seattle e a Willis Tower em Chicago reconhecerão a Hora do Planeta escurecendo.
Segundo o WWF, desligar as luzes é uma forma “simbólica” de aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas.
“A hora da escuridão nos tira da correria de nossas rotinas diárias e nos permite refletir sobre o único lar que todos compartilhamos”, disse a organização em seu comunicado à imprensa. “Diante da aceleração da perda de biodiversidade e das mudanças climáticas, nunca houve um momento mais crucial para nos unirmos e agirmos para o nosso futuro coletivo.”
O site da Hora do Planeta aponta que o planeta está a caminho de atingir mais de 1,5 grau Celsius de aquecimento, “ao fazê-lo, arrisca uma degradação ambiental irreversível e uma mudança climática descontrolada que afetará todas as nossas sociedades e economias”.
A organização incentiva os participantes a usarem suas horas de folga “fazendo algo positivo para o nosso planeta”.
Isso pode significar ler um artigo ou ouvir um podcast sobre biodiversidade ou mudanças climáticas, passar um tempo ao ar livre para se reconectar com a natureza, catar lixo no bairro ou compartilhar informações sobre mudanças climáticas com amigos, familiares ou políticos locais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Hora do Planeta: por que as pessoas em todo o mundo estão apagando as luzes no site CNN Brasil.