Talvez você tenha compartilhado aquele vídeo viral de Kimberly “Sweet Brown” Wilkins dizendo a um repórter depois de escapar por pouco de um incêndio em um apartamento: “Ninguém tem tempo para isso!”
Talvez você tenha postado aquele meme da supermodelo Tyra Banks explodindo de raiva em “America"s Next Top Model” (“Eu estava torcendo por você! Estávamos todos torcendo por você!”). Ou talvez você simplesmente tenha postado GIFs populares, como o do astro da NBA Michael Jordan chorando , ou da drag queen RuPaul declarando: “Guuuurl ”
Se você é negro e compartilhou essas imagens online, você recebe um passe. Mas se você é branco, pode ter perpetuado inadvertidamente uma das formas mais insidiosas de racismo contemporâneo.
Você pode estar usando “digital blackface”.
O blackface digital é uma prática em que os brancos cooptam expressões online de imagens, gírias, bordões ou cultura negra para transmitir alívio cômico ou expressar emoções.
Essas expressões, que um comentarista chama de reações racializadas , são os pilares dos feeds do Twitter, vídeos do TikTok e rolos do Instagram, e estão entre os memes mais populares da Internet.
Blackface digital envolve pessoas brancas fingindo ser negras, diz Lauren Michele Jackson , uma autora e crítica cultural, em um ensaio para a Teen Vogue. Jackson diz que a Internet prospera com os brancos rindo de exibições exageradas de negritude, refletindo uma tendência entre alguns de ver “os negros como uma hipérbole ambulante”.
Se você ainda não tem certeza de como definir o blackface digital, Jackson oferece um guia. Ela diz que “inclui demonstrações de emoção estereotipadas como excessivas: tão feliz, tão atrevida, tão gueto, tão barulhenta nosso dial está no 10 o tempo todo – raramente os personagens negros recebem traços ou sentimentos sutis”.
Muitos brancos escolhem imagens de negros quando se trata de expressar emoções exageradas nas redes sociais – um fardo que os negros não pediram, diz ela.
“Nós somos sua insolência, sua indiferença, sua fúria, seu deleite, seu aborrecimento, sua dança feliz, sua diva, sua sombra, seus momentos "yaas"”, escreve Jackson. “O peso do GIF de reação, ponto final, repousa sobre nossos ombros.”
Alguns podem dizer que postar um vídeo de Sweet Brown dizendo: “Oh, Senhor Jesus, é um incêndio” é apenas para rir. Por que pensar demais? Por que dar às pessoas mais uma desculpa para rotular os brancos de racistas pelos comportamentos mais inócuos?
Mas os críticos dizem que o blackface digital está errado porque é uma reembalagem moderna de shows de menestréis, uma forma racista de entretenimento popular no século XIX. Foi quando os atores brancos, rostos escurecidos com cortiça queimada, divertiram o público interpretando personagens negros como simplórios desajeitados e despreocupados. Essa prática continuou no século 20 em programas de rádio de sucesso como “Amos "n" Andy”.
Simplificando: o blackface digital é um menestrel do século 21.
“O blackface histórico nunca acabou de verdade, e os americanos ainda não confrontaram ativamente seu passado racista até hoje”, escreve Erinn Wong em um artigo acadêmico sobre o assunto.
“Na verdade, o menestrel blackface emergiu em formas ainda mais sutis de racismo que agora são glorificadas em toda a Internet.”
Wong diz que o blackface digital está errado porque “se apropria culturalmente da linguagem e das expressões dos negros para entretenimento, ao mesmo tempo em que descarta a gravidade das instâncias cotidianas de racismo encontradas pelos negros, como brutalidade policial, discriminação no trabalho e desigualdade educacional”.
Ao tentar definir o blackface digital, depende de com quem você fala. O padrão para alguns é comparável ao que um juiz da Suprema Corte disse certa vez quando questionado sobre seu teste de pornografia: “Eu reconheço quando vejo.”
Esta orientação pode ajudar: se uma pessoa branca compartilhar uma imagem online que perpetue os estereótipos de pessoas negras como barulhentas, burras, hiperviolentas ou hipersexuais, ela entrou no território do blackface digital.
E mesmo com essa definição, é difícil descobrir exatamente o que é e o que não é blackface digital.
Este é o desafio que Elizabeth Halford enfrenta.
Halford, uma designer de marca, escreveu um ensaio de desculpas em 2020 sobre como ela fez um meme com a frase de efeito “Ninguém tem tempo para isso” de Wilkins e enviou a alguém um GIF da cantora Beyonce repetindo : “Não sou mandona , Eu sou o chefe.”
“Eu me envolvi em blackface digital”, escreveu Halford. Eu ri de pessoas de cor no noticiário enfrentando crimes horríveis, desastres e perdas. Eu me apropriei do trauma negro como piadas e arranquei seus rostos para colocar o meu e dizer o que não posso dizer, para fazer você rir ou apenas porque se tornou viral.
Halford disse à CNN que ficou incomodada por ter ignorado o contexto da entrevista de Sweet Brown. A mulher acabara de viver uma tragédia.
“Acho que achamos engraçado a maneira como as pessoas (negras) contam suas histórias com tanto talento”, diz ela. “mas no final do dia, o prédio de uma mulher pegou fogo enquanto ela estava na cama.”
Mas Halford diz que isso não significa que ela não usará mais GIFs de pessoas negras. Ela não se opõe ao meme “eu sou o chefe” da Beyoncé porque acha que isso empodera as mulheres. Ela diz que, desde que um meme ou GIF “seja empoderador e não humilhante”, ela se sente à vontade para usá-lo.
Além disso, diz Halford, se ela se abstiver de usar qualquer meme negro, ela se depara com outro problema:
“Esses são os mais eficazes, porque os brancos são muito chatos”, diz ela.
Jackson, em seu ensaio para a Vogue, reconhece que pode ser difícil saber onde traçar a linha.
“Agora, não estou sugerindo que pessoas brancas e não-negras se abstenham de divulgar a imagem de uma pessoa negra para diversão ou outra coisa ” ela escreve. “Não há nenhum livro de regras passo a passo prescritivo ou proscritivo a seguir, ninguém está vindo para tirar os GIFs.”
Mas nenhum comportamento digital existe em um vácuo desracializado, diz ela. Uma pessoa branca pode espalhar blackface digital sem intenção maliciosa.
“O blackface digital não descreve a intenção, mas um ato – o ato de habitar uma persona negra”, acrescenta ela. “Empregar a tecnologia digital para cooptar um cache percebido ou legal preto também envolve representar a negritude em uma tradição de menestrel.
“Não importa quão breve seja a performance ou a intenção lúdica, convocar imagens negras para jogar tipos significa dar uma pirueta em mais de 150 anos de tradição blackface americana.”
Outro desafio com a definição de blackface digital é que algumas das supostas vítimas da prática podem se irritar ao serem rotuladas como vítimas de racismo.
Considere o que aconteceu com a mulher agora conhecida como Sweet Brown depois que ela se tornou viral. Ela contratou um agente e apareceu em “The View” e ” Jimmy Kimmel Live “. Uma versão autoajustada de seu vídeo original agora tem pelo menos 22 milhões de visualizações.
Sweet Brown veio a público com acusações de que ela havia sido explorada. Mas tinha pouco a ver com sua raça.
Em 2013, ela processou a Apple e um programa de rádio de Oklahoma por usar sua imagem sem permissão e produzir uma música, vendida no iTunes, que mostrava alguns de seus bordões.
Sweet Brown é vítima de blackface digital? Ou ela se beneficiou da exposição?
É uma pergunta difícil. Mas, enquanto isso, se você é uma pessoa branca que está pensando em usar um GIF “ segure minha peruca ”, considere o conselho que Jackson oferece em seu ensaio da Teen Vogue para pessoas brancas que fingem ser negras online.
Jackson escreve:
“Se você sempre procura um rosto negro para liberar seu monstro atrevido interior, talvez considere ir além e escolha este belo GIF de Taylor Swift em vez disso.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em O que é "digital blackface"? E por que é errado quando os brancos o usam? no site CNN Brasil.