Clima estende período de semeadura do milho em Mato Grosso do Sul e lavouras estão em diferentes estádios fenológicos, dependendo da região
Por Midia NAS em 31/03/2023 às 18:11:40
Em Maracaju, no Centro-Oeste, tem produtor que conseguiu semear o milho dentro da janela ideal, com lavouras se apresentando no pré-pendoamento. Em outras áreas, o plantio é mais recente
Devido ao período chuvoso dos meses de fevereiro e março de 2023, muitos produtores atrasaram para colher a soja da safra 2022/2023 no Estado, com isso, a semeadura do milho foi prolongada e as lavouras se apresentam em diferentes estádios fenológicos de desenvolvimento.
Na região de Maracaju, tem produtor que conseguiu semear o milho dentro da janela ideal com lavouras bem estabelecidas se apresentando em boas condições. Nestas áreas, o milho já se encontra nos estádios V7 e V8 de desenvolvimento, é o período de florescimento no pré-pendoamento. Já em outras áreas onde a semeadura foi mais tarde, as lavouras ainda não emergiram e o milho se apresenta nos primeiros estádios fenológicos, explicou o consultor técnico da MS Integração, Damião Regini.
As condições climáticas têm impactado diretamente na situação das lavouras e neste momento, a preocupação é de que o milho semeado tanto mais cedo quanto mais recente vai precisar de chuva até o final de julho. O produtor ainda torce para não pegar geadas neste ano. Essa é uma avaliação do engenheiro agrônomo e diretor presidente da MS Integração, Dirceu Broch.
É importante os produtores realizarem o manejo fitossanitário para controlar possíveis pragas e o aparecimento de doenças na cultura. A MS Integração mantém orientações técnicas com acompanhamento dos consultores em várias regiões.
Sobre a empresa
A MS Integração é uma empresa de referência em todo país na consultoria técnica, no desenvolvimento de tecnologias para a agricultura e pecuária, pesquisa, agricultura de precisão e projetos de financiamento. Tem sede em Maracaju, no Mato Grosso do Sul, atende 58 municípios do Estado, algumas áreas de São Paulo e no Paraná. Está há mais de 11 anos trabalhando para oferecer informação de qualidade ao produtor rural, contribuindo com o desenvolvimento do agronegócio.
O advogado Rafael da Silva Campos foi eleito em chapa única como o novo Presidente da 11ª Subseção da OAB de Jardim, tendo como vice a advogada Cíntia Fagundes.
O deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, está intercedendo junto aos órgãos do Governo do Estado para garantir as estruturas e os serviços básicos necessários à população de Mato Grosso do Sul.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai apurar como o tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, um dos militares que a Polícia Federal (PF) acusa de ter participado do planejamento de um golpe de Estado, em 2022, conseguiu habilitar ao menos duas linhas de telefone celular apresentando cópias de documentos de pessoas com quem não tinha relação e que, segundo os investigadores, não sabiam da fraude.