Prêmio de Turismo Responsável
Com o objetivo de descobrir, reconhecer e promover exemplos de boas práticas na região latino-americana, incluindo iniciativas que vão desde proteção à criança e benefícios para a comunidade, até as emissões de gases de efeito estufa e reduções em plásticos descartáveis, o Prêmio foi lançado em 2019 com a primeira edição entregue virtualmente no ano passado.
Para Bruno Wendling, diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), esta indicação já é reconhecimento do trabalho que Mato Grosso do Sul tem feito no turismo ao longo dos anos. “Somos finalistas com o case de "Bonito Carbono Neutro", o primeiro destino de ecoturismo do mundo carbono neutro. A categoria "Abordando as mudanças climáticas" é justamente o tema central do nosso projeto. O Prêmio de Turismo Responsável é, para mim, um dos mais importantes do continente, especialmente no segmento do turismo responsável. Então a indicação ao prêmio já é um reconhecimento dessa boa prática”, avalia Wendling.
Em ordem alfabética, são 15 finalistas desta edição: Diáspora.Black (Brasil), Equatur (Equador), Governo de Antioquia (Colômbia), Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Brasil), La Union Coffee Farm (Colômbia), Las Torres Patagonia (Chile), Pipa Convention Bureau (Rio Grande do Norte/Brasil), Quinti Ecuador (Equador), Raízes Desenvolvimento Sustentável (Brasil), Rede BATUC – Turismo Comunitário da Bahia (Brasil), Rota do Enxaimel (Pomerode – SC/Brasil), Say Hueque (Argentina), Sebrae Maranhão (Brasil), Toca do Kainã (Santo Antonio do Jardim – SP/Brasil) e Wilderness Patagonia (Argentina). Os vencedores serão anunciados no dia 4 de abril, no palco do teatro Explore Transformation.
Turismo do MS na WTM LA
Este ano a WTMLA terá como tema "Explore Novos Horizontes" e é considerado um dos mais importantes eventos do setor na América Latina. E, nesta 10ª edição, o Estado contará com um estande de 100 m2 e uma caravana, em parceria com o Sebrae MS, com a participação de cerca de 40 empresários do trade sul-mato-grossense. A estrutura do estande é destinada à exposição dos destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, ativações de promoção, atendimento ao público, reuniões, relacionamento com mídia especializada, operadores e agentes de viagens.